Medalha Milagrosa

Iraque: Papa aceita renúncia de patriarca e convoca Sínodo dos Bispos da Igreja caldeia

Cidade do Vaticano, 19 dez (Ecclesia) – Bento XVI aceitou a renúncia ao governo pastoral da Igreja Caldeia apresentada pelo cardeal Emmanuel III Delly, de 85 anos, patriarca de Babilónia, no Iraque, anunciou hoje o Vaticano.

O Papa convocou ainda o Sínodo dos Bispos da mesma Igreja para eleger um sucessor, no dia 28 de janeiro de 2013, sob a direção do prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais, cardeal Leonardo Sandri.

Segundo as normas do Direito Canónico, até à eleição do novo Patriarca o administrador da Igreja Caldeia será o arcebispo titular de Nisibi dos Caldeus, D. Jacques Ishaq.

Emmanuel III Delly foi eleito patriarca em 2003, pelo então Papa João Paulo II, e criado cardeal por Bento XVI no consistório de 24 de novembro de 2007.

A comunidade caldeia (rito oriental da Igreja Católica) no Iraque reza na mesma língua de Jesus, o aramaico, e sobrevive há 2 mil anos sem nunca ter tido um rei ou um império cristão no território iraquiano.

Fonte e foto: OC - Agência Ecclesia

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.