Medalha Milagrosa

Diocese de Criciúma a menos de um mês da acolhida dos Símbolos da JMJ

Entre os dias 04 a 07 de janeiro de 2013, a diocese de Criciúma acolhe os Símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que irá acontecer de 23 a 28 de julho, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), reunindo milhões de jovens e católicos do mundo inteiro com o papa Bento XVI.

A Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora, Símbolos da JMJ, virão acompanhados em todas as dioceses de Santa Catarina pela imagem da bem-aventurada Albertina Berkembrock, a beata catarinense que se tornou uma das intercessoras da JMJ, como modelo de virtude nos valores evangélicos.

A chegada dos Símbolos à diocese de Criciúma está marcada para as 16h do dia 04 de janeiro, vindos da diocese de Lages. A acolhida será feita na Paróquia Imaculado Coração de Maria, em Lauro Müller e segue uma extensão programação sobre as comarcas, durante os três dias de peregrinação, até às 15h do dia 07, quando retornam à Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Urussanga, para a celebração de Envio para a diocese de Tubarão.

“A peregrinação da Cruz é algo da Igreja e não uma atividade exclusiva aos jovens ou a uma pastoral ou movimento. Ela permeia a caminhada de todos os segmentos e lideranças. Receber os Símbolos da Jornada é receber os símbolos da Igreja universal. Não se trata somente de um grande evento, mas de um acontecimento. Quando a Igreja faz este olhar para o Brasil e envia os Símbolos entregues pelo papa João Paulo II aos jovens, tendo em vista todo o seu histórico no mundo inteiro, entendemos que representam muito para a vida da Igreja”, afirma um dos coordenadores do Setor Diocesano de Juventude, Marcos Tramontin Serafim.

Símbolos passarão pelo litoral

Segundo Marcos, o cronograma da peregrinação dos Símbolos já está pronto e começa a ser divulgado junto às paróquias, sendo que cada comarca organizou a acolhida de acordo com sua realidade. “Tendo em vista esse período em que as pessoas se deslocam muito para a praia, além das regiões de interior, nossa diocese priorizou atividades também na região litorânea: mais ao sul, em Balneário Gaivota; ao centro, em Balneário Arroio do Silva e ao norte, em Balneário Rincão, neste último, acompanhando a tradicional celebração do Terno de Reis”, informa o coordenador.

Mais atividades

Após a peregrinação dos símbolos, o Setor Diocesano de Juventude prepara 2013 com uma agenda repleta de atividades, tendo por foco principal a divulgação e arrecadação de fundos, através do projeto “Rio que Cresce entre Nós”, iniciativa do Regional Sul 4 da CNBB (Santa Catarina) que perdura até o dia 1º de março e a Semana Missionária, que antecederá a Jornada Mundial da Juventude. Na ocasião, a Diocese de Criciúma se dispõe a acolher até 250 jovens estrangeiros.

Com o lema “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28,19), Marcos enfatiza que a Jornada Mundial da Juventude e todos os eventos que lhe antecedem sejam um apelo a toda a Igreja a voltar os olhos e a acolhida aos jovens, motivando e favorecendo seu protagonismo junto às comunidades.

CNBB

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.