Medalha Milagrosa

Devotos homenageiam a Padroeira da Bahia

No dia 8 de dezembro diversas paróquias e comunidades da Arquidiocese de Salvador prestam homenagens a Nossa Senhora da Conceição, padroeira da Bahia. Dentre elas, a Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia, que este ano tem como tema Nossa Senhora da Conceição da Praia nos ajuda a viver e a celebrar o Ano da Fé proclamando Jesus Cristo, único Salvador do mundo, e conta com um novenário entre os dias 29 de novembro e 7 de dezembro, sempre às 19h30.

Além da Basílica, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Itapuã, que também inicia a festividade com um novenário até o dia 7 de dezembro, sempre com início às 19h, com exceção do dia 2, quando os devotos se reúnem às 18h.

A crença na concepção virginal de Maria ocorre desde o início do Cristianismo e, no Brasil, desde o período Imperial, porém a devoção a Nossa Senhora da Conceição só foi instituída universalmente em 1476 pelo Papa Sisto IV. Na Bahia, a proclamação de Nossa Senhora da Conceição como Padroeira do Estado foi uma conquista de Dom Avelar Brandão Vilela, Arcebispo do período, que fez a proclamação em nome do Papa Paulo VI. “Que cada irmão, irmã, cada família, comunidade, que entrar na Basílica, nestes dias de festa, se sinta mergulhado no Coração de Maria e no Coração Sagrado de Jesus”, afirma o padre Adilton Pinto Lopes, pároco e Reitor da Basílica, na mensagem aos fieis divulgada com a programação.

O ponto alto das celebrações ocorre no dia 8, data em que o Papa Pio IX proclamou como verdade de fé, em 1854, o dogma da Conceição de Maria.

Confira a programação!

Fonte e Fotos: Pascom Arquidiocesana e Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.