Medalha Milagrosa

Arquidiocese realiza campanha Belém, a Casa do Pão

Com a proximidade do Natal, a vontade de ajudar o próximo e de servir a Deus fica mais presente nos corações das pessoas. É com esse intuito que a Arquidiocese de Belém, em parceira com a Cáritas Metropolitana, promove a campanha Belém, a Casa do Pão. A ação envolve todas as paróquias da Arquidiocese que arrecadam alimentos não perecíveis para distribuir às famílias carentes no Natal.

A organização da campanha começou a ser feita desde o início do segundo semestre com o recadastramento das famílias que são beneficiadas com a campanha. Durante todo o ano, equipes das paróquias acompanham essas famílias.

Dois momentos dividem a ação. Primeiro é realizado o Dia A, momento da arrecadação de todo o material que será doado, é quando as paróquias se mobilizam para alcançar suas metas. “Equipes, devidamente identificadas com crachá da Arquidiocese de Belém, vão de casa em casa pedir a ajuda das pessoas nesse momento de solidariedade. O Dia A acontece no dia 8 de dezembro, dia de Nossa Senhora da Conceição”, explicou Vera Sampaio da Cáritas Metropolitana de Belém.

O segundo momento é chamado de Dia D, dia em que é realizada a distribuição dos alimentos arrecadados. Acontece no dia 23 de dezembro com uma cerimônia eucarística celebrada por dom Alberto Taveira Corrêa. “Este é um momento de unidade, amor e esperança”, ressalta Vera.

Belém, a Casa do Pão

“A campanha surgiu no coração de dom Alberto”. É assim que Vera descreve a criação da principal campanha de arrecadação de alimentos da Igreja de Belém. O projeto já era realizado pelas paróquias da Arquidiocese, mas não havia um órgão responsável pela organização da campanha. Em 2010, dom Alberto criou a campanha e chamou a Cáritas para ordenar a ação.

No primeiro ano 25 mil famílias receberam as doações. Em 2011, o número de famílias beneficiadas subiu para 28 mil e a tendência é que esse número aumente cada vez mais. Para este ano a expectativa é que 30 mil famílias sejam atendidas pela campanha.

Arquidiocese de Belém

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.