Medalha Milagrosa

Regional Noroeste realiza Encontro de Casais da Pastoral Familiar

Entre os dias 26 e 28 de outubro, o regional Noroeste (Acre, sul do Amazonas e Rondônia) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou o Encontro com os casais coordenadores da prelazia de Lábrea (AM) e das dioceses de Humaitá (AM), Cruzeiro do Sul (AC), Porto Velho (RO), Guajará-Mirim (RO) e Ji-Paraná (RO). O encontro aconteceu na sede da CNBB/Noroeste, em Porto Velho (RO) e teve como objetivo a interação e a partilha de experiências evangelizadoras realizadas nas diversas localidades do Regional.

O arcebispo de Porto Velho, dom Esmeraldo Barreto, presidiu a Celebração Eucarística, exortando os participantes à missionariedade com e nas famílias, dando início os trabalhos do Encontro. Com a necessidade de compor uma comissão regional, os casais coordenadores da prelazia e dioceses presentes, orientados e autorizados pelo bispo referencial da Pastoral Familiar Noroeste, dom Bruno Pedron, bispo de Ji-paraná (RO), compuseram por aclamação  a nova comissão que, depois de aprovada pelo Bispo Referencial, será oficialmente divulgada.

Os coordenadores diocesanos e da prelazia, juntamente com os padres assessores, tiveram a oportunidade de conhecerem-se e partilharem suas experiências pastorais e desafios no que se refere às famílias da região noroeste brasileiro. Segundo os coordenadores regionais, Furtado e Jonaci, a maior riqueza do encontro foi as pessoas se conhecerem. “A grande maioria dos participantes só tinham contato pelos e-mails e skype, a distância territorial dificultava a organização de encontros presenciais”, relataram.

Dom Mosé João Pontello, bispo diocesano de Cruzeiro do Sul (AC), na tarde do domingo favoreceu com sua presença uma alegria ímpar aos participantes proporcionando maior vinculação e entusiasmo na missão da Pastoral Familiar.

O assessor nacional da Pastoral Familiar, padre Wladimir Porreca, colaborou para que o Encontro seguisse as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora no Brasil (DGAE) e por meio dessas orientações motivou os novos eventos e atividades naquela região, em especial na formação de Associações de Famílias e Comissão da Vida na Prelazia e nas dioceses do Regional.

O encontro faz parte da programação 2012 da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB, presidido pelo bispo de Camaçari (BA), dom João Carlos Petrini. “A intenção de encontros como este, é favorecer a unidade e motivação da Pastoral Familiar presente nos diversos regionais da CNBB”, afirma.

CNBB

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.