Medalha Milagrosa

Audiência: Papa inaugura novo ciclo de catequeses por ocasião do Ano da Fé

Cidade do Vaticano, 17 out (RV) – Milhares de peregrinos e fiéis, inclusive muitos brasileiros, lotaram esta quarta-feira a Praça S. Pedro para a Audiência Geral com o Papa Bento XVI.

Com a abertura do Ano da Fé, o Santo Padre interrompe seu ciclo de catequeses dedicado à escola de oração, para aprofundar o conteúdo da nossa fé cristã no decorrer de todo este Ano inaugurado na semana passada.

Mas a fé é realmente a força motriz da nossa vida? Esta foi a primeira pergunta que Bento XVI dirigiu aos fiéis. A fé não deve ser somente um dos elementos que fazem parte da existência, mas a parte determinante. Hoje, è importante reiterar este aspecto com clareza, diante de transformações culturais que mostram formas de barbáries como sinal de conquistas de civilidade. A verdadeira humanidade existe onde o homem é animado pelo amor de Deus. A fé cristã não limita, mas humaniza a vida, ou melhor, a torna plenamente humana.

Onde encontramos a fórmula essencial da fé? Onde encontramos as verdades que nos foram fielmente transmitidas? A resposta é simples: no Credo, na Profissão de Fé, nós nos unimos ao evento originário da Pessoa e da História de Jesus de Nazaré. Hoje necessitamos que o Credo seja melhor conhecido, compreendido e rezado.

Muitas vezes, o cristão não conhece nem mesmo o núcleo central da própria fé católica, do Credo, deixando espaço para um certo sincretismo e relativismo religioso, sem clareza sobre o conteúdo. Deste modo, corre-se o risco de se construir, por assim dizer, uma religião “self-service”. Pelo contrário, devemos regressar a Deus, ao Deus de Jesus Cristo, devemos redescobrir a mensagem do Evangelho.

Nas catequeses deste Ano da Fé, gostaria de oferecer uma ajuda para realizar este caminho, para retomar e aprofundar as verdades centrais da fé, meditando e refletindo sobre as afirmações do Credo. E gostaria que fosse claro que esses conteúdos se ligam diretamente à nossa vivência. Que este caminho que realizaremos este ano possa fazer-nos crescer todos na fé e no amor a Cristo, para que aprendamos a viver, nas escolhas e nas ações cotidianas, a vida boa e bela do Evangelho.

Este é o resumo que o Santo Padre fez de sua catequese em português:

“Queridos irmãos e irmãs, hoje iniciamos um novo ciclo de catequeses que se inserem no contexto do Ano da Fé, inaugurado recentemente. Com estas catequeses, queremos percorrer um caminho que leve a reforçar ou a reencontrar a alegria da fé em Jesus Cristo, único Salvador do mundo. De fato, o nosso mundo de hoje está profundamente marcado pelo secularismo, relativismo e individualismo que levam muitas pessoas a viver a vida de modo superficial, sem ideais claros. Por isso, é essencial redescobrir como a fé é uma força transformadora para a vida: saber que Deus é amor, que se fez próximo aos homens com a Encarnação e se entregou na cruz para nos salvar e nos abrir novamente a porta do céu. De fato, a fé não é uma realidade desconectada da vida concreta. Neste sentido, para perceber o vínculo profundo que existe entre as verdades que professamos e a nossa vida diária, é preciso que o Credo, o Símbolo da Fé, seja mais conhecido, compreendido e rezado. Nele encontramos as fórmulas essenciais da fé: as verdades que nos foram fielmente transmitidas e que constituem a luz para a nossa existência.
Dou às boas-vindas aos grupos de visitantes do Brasil e demais peregrinos de língua portuguesa. Agradeço a vossa presença e desejo que este Ano possa ajudar-vos a crescer na fé e no amor a Cristo, para que aprendais a viver a vida boa e bela do Evangelho. De coração, a todos abençôo. Obrigado!”.

(BF) - Rádio Vaticano

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.