Medalha Milagrosa

Os Três Arcanjos

1) Criaturas de perfeição indizível

Difícil descrever a perfeição com que Deus criou os anjos. São seres celestiais repletos de poderes, muito além da capacidade humana. Possuem uma inteligência agudíssima, deslocam-se para qualquer lugar – mais longínquo que seja – com a velocidade do pensamento. Não estão presos a um corpo físico, como nós, seres humanos, são puros espíritos. Além do mais, eles têm poder sobre a matéria.

Santo Tomás ensina que Deus quis que no universo houvesse puros espíritos para que fossem dignos remate e coroa da obra de suas mãos. Ensina também que o número dos anjos excede o de todos os outros seres da natureza. Deus os ordenou para governo das demais criaturas, por isso foram criados no mesmo instante do mundo físico.

A teologia católica ensina que existem 9 coros angélicos, divididos em 3 hierarquias: 1ª) Serafins, Querubins e Tronos; 2ª) Dominações, Potestades e Virtudes 3ª) Principados, Arcanjos e Anjos.

2) Recompensa dos anjos bons, queda dos anjos infiéis

Todos os anjos foram criados em estado de graça. Isto é, no primeiro instante de sua criação, receberam conjuntamente com a sua natureza a graça santificante, a mesma que nós, homens, recebemos com o batismo. Assim, desde o princípio, os anjos foram elevados à condição de filhos adotivos de Deus.

Da mesma forma que Adão e Eva, e antes mesmo deles, os anjos foram submetidos a uma prova. A prova consistia em aceitar submeter-se inteiramente a Deus. A maioria dos anjos passou bem pela prova, e foi coroada com a glória eterna. Passaram imediatamente a contemplar a face do Senhor.

Infelizmente, a terça parte dos anjos, liderada por Lúcifer, negou-se a submeter-se à vontade do Senhor. Como castigo, foi imediatamente precipitada no Inferno.

Santo Tomás ensina que os anjos maus foram levados à insubmissão por sentimento de orgulho, por quererem ser como Deus e gozar de uma felicidade independente das divinas disposições.

3) São Miguel

São Miguel é o príncipe das milícias celestes. Quando a ele recorremos com fé, nos defende nos combates espirituais, cobre-nos com seu escudo contra as investidas de Satanás. Lúcifer tem especial temor de São Miguel, visto que foi o arcanjo que o expulsou do céu quando bradou “Quem como Deus!”. Maria Santíssima, Rainha dos Anjos, tem particular apreço por este generalíssimo dos exércitos do Senhor.

4) São Gabriel

É inimaginável a honra e glória deste arcanjo, escolhido pelo Altíssimo para ser o mensageiro da encarnação do Verbo em Maria Santíssima.

A São Miguel coube defender a honra divina contra a soberba insolente de Satanás e seus anjos. A São Gabriel coube anunciar a Salvação do gênero humano. Aqui vale a pena a(o) catequista sugerir aos alunos que tentem imaginar a beleza com que São Gabriel tomou forma na anunciação. Com que pureza, luminosidade e brilho apareceu o arcanjo a Maria. Pensar na alegria que ele sentiu em receber tamanha missão de Deus.

5) São Rafael

A história de São Rafael nos ensina a aproximar-se mais de nosso anjo da guarda, de confiar mais nele, de solicitar com mais afinco a sua ajuda. O arcanjo Rafael guiou Tobias pelo caminho certo, levando-o ao sucesso de sua empreitada. Na ocasião do peixe, ele o aconselhou com uma palavra de confiança e fortificou-o para enfrentar o inimigo. Assim também agem os anjos quando a eles recorremos, nos conduzem no melhor caminho, nos defendem das ciladas do demônio, dá-nos o conselho ideal e nos fortificam contra a tentação

E quando doentes da alma, devemos crer que os anjos podem nos curar com um remédio espiritual, como o fel do peixe curou a Tobit de sua cegueira.

Vale muito a pena a(o) catequista refletir com seus alunos sobre o quanto é eficaz recorrer aos santos anjos nos momentos de necessidade. Sem nunca esquecer de recorrer a Maria, Rainha dos Anjos e Terror dos demônios.

Vocabulário:

Hierarquia: Graduação, ordem de classificação.

Insubmissão: Negar-se a submeter-se.

Milícia: Força militar, exército angélico.

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.