Medalha Milagrosa

Nova Evangelização e Dia das Missões nas intenções de oração do Papa para outubro

Cidade do Vaticano, 01 out (RV) – Este mês de outubro, o tema proposto pelo Santo Padre ao Apostolado da oração tem como intenção geral “Para o desenvolvimento e progresso da Nova Evangelização nos países de antiga tradição cristã”.

Em 28 de junho de 2010, o Papa anunciou o seu desejo de criar um novo Dicastério para a promoção da Nova Evangelização.

A proclamação do Evangelho foi, desde sempre, a missão principal da Igreja, mas a evangelização tem que encontrar continuamente novos caminhos de anúncio. Foi precisamente este o tema do Sínodo dos Bispos de 1974 e, a partir daí, os Papas João Paulo II e Bento XVI pediram uma “nova evangelização”. Esta pretende levar o Evangelho usando novos métodos de apresentar a Boa Nova (sobretudo usando as novas tecnologias da comunicação), aos países de antiga evangelização, onde o Evangelho está bastante “moribundo”.

Já a intenção missionária proposta por Bento XVI para este mês é “para que a celebração do Dia Mundial das Missões seja ocasião de um renovado empenho na evangelização.

No dia 21 de Outubro, penúltimo domingo do mês, celebra-se, como já vem sendo tradição, o Dia Mundial das Missões, que este ano tem por tema: “Chamados a fazer brilhar a Palavra da verdade”.

Com efeito, todos somos chamados a anunciar a Palavra de Deus. O Evangelho não é dom só para aquele que o recebeu; é um dom que deve ser partilhado, uma Boa Notícia que é preciso comunicar.

A cooperação na obra evangelizadora não pode se limitar a alguns momentos ou ocasiões particulares, mas estão incluídas nela todas as atividades do cristão; e tão pouco pode ser considerada uma das muitas atividades pastorais: a dimensão missionária da Igreja é essencial e, portanto, deve ter-se sempre presente.

E o Dia Mundial das Missões não pode constituir um momento isolado no decurso do ano, mas deve oferecer uma ocasião importante de meditarmos na nossa vocação missionária e como estamos a realizá-la.

(BF-Apostolado da Oração)

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.