Medalha Milagrosa

Brasil missionário partilha a tua fé

Brasília, 24 set (RV) - As Pontifícias Obras Missionárias (POM) recebem a imprensa, na próxima quinta-feira, 27 de setembro, em sua sede nacional, em Brasília, para apresentar o material da Campanha Missionária 2012, que tem como tema “Brasil missionário partilha a tua fé”.

Este ano, o tema está em sintonia com a proposta do 3º Congresso Missionário Nacional, realizado em Palmas (TO) de 12 a 15 de julho e com o 4º Congresso Missionário Americano e 9º Congresso Missionário Latino-Americano (CAM4/Comla9), que se realizará em 2013, na Venezuela.

Realizada anualmente pelas POM, a Campanha Missionária chama à atenção dos cristãos o seu compromisso com a missão universal da Igreja.

Para o diretor nacional das POM, Padre Camilo Pauletti, a temática desde ano pretende evidenciar o envio de missionários brasileiros aos cinco continentes. “O tema do mês missionário de 2012 evidencia essa realidade pouco conhecida: a presença atuante de missionárias e missionários brasileiros em todos os continentes. Graças a Deus, isso representa uma grande riqueza para a nossa Igreja, mas não podemos achar que é suficiente. Pela sua potencialidade, o Brasil pode ajudar muito mais”, comentou.

Ainda de acordo com o diretor, o convite a partilhar a fé, proposta no tema da Campanha, “nos recorda que a tarefa missionária continua urgente e sem fronteiras. O Brasil é chamado a assumir com generosidade o lugar que lhe compete nesta Obra de Deus”.

A Campanha Missionária, desenvolvida todos os anos no mês de outubro, desde 1927, tem o seu ponto alto no Dia Mundial das Missões, celebrado no penúltimo domingo do mês. Para ajudar na reflexão do tema, as Pontifícias Obras Missionárias produzem e enviam a todas as dioceses subsídios como DVDs, cartazes, folhetos dominicais e novenas missionárias com a mensagem do Papa Bento XVI para o Dia Mundial das Missões. As dioceses, paróquias e comunidades participam da Campanha intensamente no mês missionário.

O dinheiro arrecadado no Dia Mundial das Missões pela Igreja no Brasil é revertido a um Fundo Mundial de Solidariedade para projetos da Igreja, como a sustentação de dioceses, abertura e manutenção de seminários, financiamento de obras sociais e assistência aos missionários em todo o mundo. É realizada no Brasil em nível nacional desde 1972.

(BF-site das POM)

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.