Medalha Milagrosa

JMJ Rio2013: Carta de Dom Eduardo aos párocos

Brasília, 04 set (RV) - Dom Eduardo Pinheiro, Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude (CEPJ) da CNBB, vem escrevendo mensalmente uma carta endereçada a todos os párocos do Brasil com o intuito de incentivá-los na evangelização. Na missiva deste mês, o prelado apresenta um grande desafio para os jovens: escutar a voz de Cristo em meio a tantas outras vozes. “Como ajudar as novas gerações, influenciadas por inúmeras propostas e orientações, na escuta dessa voz libertadora? Aos ruídos dos questionamentos existenciais se somam os diversos problemas socioculturais, bem como o agitado universo midiático no qual o jovem se encontra, se forma e se relaciona”.

Apesar do problema, há uma significativa abertura para se acolher a Palavra de Deus por parte da juventude. “Os jovens de hoje, quando acompanhados e bem formados, se predispõem a escutá-la, estudá-la e acolhê-la radicalmente”. E aí é que está o chamado dos sacerdotes, “auxiliar os jovens a sintonizarem a voz de Cristo!”. Ao mesmo tempo os presbíteros devem fazer um exame de consciência tendo isso em mente: “Como evangelizamos nesta mudança de época? Conhecemos as buscas e linguagens juvenis para comunicar-lhes a Palavra de Deus? Nossos espaços juvenis favorecem o contato com a Bíblia, seu estudo e oração? Nossos catequizandos são atraídos pela força da Palavra? Nossas homilias e palestras são porto seguro e incentivo missionário às novas gerações? As Sagradas Escrituras iluminam as relações familiares? Auxiliamos os jovens a se conectarem com Deus e a se capacitarem para a missão de serem evangelizadores de seus irmãos?”.

O presidente da CEPJ exorta os sacerdotes, para que se abram às oportunidades de amadurecimento da vida cristã e conclui sua mensagem com um trecho do documento Verbum Domini. "Particularmente as novas gerações têm necessidade de ser introduzidas na Palavra de Deus ‘através do encontro e do testemunho autêntico do adulto, da influência positiva dos amigos e da grande companhia que é a comunidade eclesial'" (Verbum Domini, 97).

(SP-CNBB)

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.