Medalha Milagrosa

Cruz e Ícone da JMJ rumo a Roraima

Boa Vista, 21 ago (RV) - Depois de percorrer vários estados do país, a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora, símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) estarão na Diocese de Roraima nos dias 1º e 2 de setembro. O evento “Bote Fé na Juventude” deve reunir mais de 10 mil fiéis na capital, Boa Vista.

A programação começa com uma carreata que percorrerá diversos bairros da capital. A concentração será na Catedral Cristo Redentor, no início da tarde. A ideia é parar em pontos estratégicos, como o Hospital Geral de Roraima, o Centro Sócio Educativo e praças esportivas.

Ainda no sábado, a partir das 20h, os participantes serão convidados para uma vigília de oração na Igreja São João Batista, no Caranã, até 4h da manhã de domingo.

No segundo dia, os símbolos partem rumo à Catedral Cristo Redentor para uma missa dedicada aos doentes e idosos. Os símbolos da JMJ permanecem no templo para visitação e oração até o início da tarde. A partir das 15h, a multidão se reúne na Igreja São Bento, para a Via Sacra que seguirá rumo ao Palco Velia Coutinho. Durante o trajeto, os jovens levarão a Cruz Peregrina e o Ícone de Maria até o local da missa.

A celebração será presidida pelo Bispo de Roraima, Dom Roque Palosqui. No final da missa, uma réplica da Cruz Peregrina será abençoada e entregue aos fiéis de Caracaraí, primeira paróquia a levar a réplica e iniciar a peregrinação pelo Estado. A cópia da Cruz passará por todas as paróquias da Diocese de Roraima.

Para Dom Roque, será um momento de congregar, fortalecer a fé e festejar com a juventude católica, sob a iluminação bíblica: “Ide e fazei discípulos meus todos os povos” (Mt 28,19). Segundo ele, a Cruz, quer “entusiasmar a juventude pelo seguimento de Jesus”.

Acompanhando a Cruz está o Ícone de Maria, que segundo o bispo, recorda que a Mãe sempre esteve ao lado de seu Filho. “Portanto, abraçar a Cruz junto com Jesus significa para o discípulo estar voltado para o Pai e para os irmãos. Sempre acompanhado pela Mãe” - explicou Dom Palosqui.

(CM) - Rádio Vaticano

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.