Medalha Milagrosa

Arquidiocese de Montes Claros em Missão Permanente

Dentro da programação do Ano Missionário, a Arquidiocese de Montes Claros (MG) realizou nos dias 3 a 5 de agosto, o 1º Encontro Missionário Arquidiocesano de Formação Missionária. Estiveram presentes mais de 80 participantes, inspirados no lema “Nossa Missão é evangelizar: Ide e anunciai!”. A proposta do encontro foi aprofundar a formação missionária, a partir do tema “Trabalho Missionário em vista da mudança de época”.

A assessoria do encontro foi do padre Sidnei Marco Dornelas, da Comissão Episcopal para a Missão Continental, que a partir do tema da “mudança de época”, dos desafios que a realidade atual coloca para a nova evangelização, lembrou a proposta da Conferência de Aparecida, concretizada no projeto da “Missão Continental”.

Na perspectiva desse Ano Missionário, os agentes de pastoral presentes, lideranças de várias comunidades, pastorais e movimentos, puderam discernir juntos as grandes prioridades missionárias atualmente na Arquidiocese: a participação ativa de todos na Semana Missionária e na evangelização dos jovens, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude; a organização de equipes missionárias paroquianas e capacitação para a missão de leigos e leigas; a preparação e organização da pastoral da visitação, como forma concreta de colocar paróquias, pastorais e movimentos em estado permanente de missão.

Nesse sentido, no último dia, houve um momento de reflexão prática de como criar “paróquias missionárias”, levando a uma conversão das estruturas pastorais, principalmente através das pastorais da acolhida, da escuta e da visitação. O ano missionário na Arquidiocese deve se encerrar no mês de outubro com a realização da Semana Missionária em todas as paróquias. Uma missa, presidida por Dom José Alberto Moura, arcebispo de Montes Claros, marcou o final do evento. Ele exortou a todos a perseverar na missão, e concedeu a todos a benção de envio.

CNBB

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.