Medalha Milagrosa

Diocese de Teixeira de Freitas celebra 50 Anos de Caminhada Pastoral

No dia 22 de julho de 2012, a diocese de Teixeira de Freitas, em Caravelas (BA) viveu um momento único e inesquecível de sua história, a grande celebração dos 50 Anos de Caminhada Pastoral dessa diocese. Com uma grande demonstração de amor para com a diocese, uma multidão de fiéis compareceu ao Clube Jacarandá para a celebração, que contou ainda com a presença de todos os sacerdotes da diocese, e de outras, que fizeram comunhão com religiosos (as), consagrados (as) e autoridades locais.

A Santa Missa foi presidida por dom Carlos Alberto dos Santos, e co-celebrada pelo bispo emérito, dom Antônio Eliseu Zuqueto, e pelo bispo auxiliar da diocese de São Salvador, dom Gilson Andrade da Silva. A celebração de domingo foi o encerramento da Semana Jubilar, iniciada em 15 de julho, com a Santa Missa na Co-Catedral Santo Antônio na cidade de Caravelas (BA), presidida por dom Antônio Eliseu Zuqueto.

Na Semana Jubilar, a imagem de Nossa Senhora Aparecida, solicitada por dom Carlos para o Santuário Nacional de Aparecida, e assim concedida, peregrinou por toda a nossa diocese, nos cinco setores, começando em Caravelas no setor IV no domingo. Na segunda-feira, 16 de julho, a Santa Missa aconteceu na cidade de Itamaraju, setor II, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima.

Na terça-feira, 17 de julho, a Santa Missa foi na Paróquia São José Operário na cidade de Itabatan, setor V. Na quarta-feira a imagem de Nossa Senhora Aparecida visitou o setor III da nossa diocese, tendo a Celebração Eucarística acontecido na Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição, em Medeiros Neto. Na quinta-feira, a imagem foi acolhida com grande carinho pelos fiéis do setor I da nossa diocese, na cidade de Teixeira de Freitas (BA), na Comunidade Nossa Senhora Aparecida, e depois saindo em procissão para a Catedral São Pedro, onde ocorreu a Santa Missa presidida pelo arcebispo dom Itamar Vian de Feira de Santana.

Na noite de sexta-feira a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi levada em carreata para o Clube Jacarandá, junto com a imagem de Santo Antônio, primeiro padroeiro da diocese, e São Pedro, padroeiro da nossa diocese, local onde foi realizado o I Congresso Eucarístico Diocesano. Com a chegada das imagens sendo acompanhadas por uma grande quantidade de fiéis, teve início a Santa Missa que marcou também o início do Congresso Eucarístico.

No sábado durante o dia, tivemos um momento de formação com o padre Samuel, da diocese de Santo Amaro (SP), sobre Eucaristia. A programação da noite ficou a encargo do Setor Juventude Diocesano que promoveu uma belíssima Noite Cultural, que apresentou para todos os presentes as riquezas e os talentos da nossa diocese. Com músicas e apresentações teatrais, a Noite Cultural proporcionou um momento de alegria e cultura para a nossa diocese.

No domingo, a programação foi iniciada com uma grande procissão saindo da Paróquia São Pedro Catedral em direção ao Jacarandá, para acompanhar as imagens de Nossa Senhora Aparecida, São Pedro e Santo Antônio. Após chegada das mesmas, o bispo acompanhado dos nossos sacerdotes iniciou o dia, que teve em seguida uma formação sobre o lema episcopal de dom Carlos: “Por Maria à Eucaristia!”.

A tarde iniciou com uma Celebração Eucarística, antes o Setor Juventude falou sobre a preparação da nossa diocese para a Jornada Mundial da Juventude. Em seguida, os coordenadores diocesanos de pastorais e movimentos, bem como as congregações religiosas existentes na nossa diocese, foram apresentadas para todo o público presente.

CNBB

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.