Medalha Milagrosa

Abertura dos Jogos Olímpicos 2012 - A saudação do Papa e a presença dos cristãos

Vaticano, 27 jul - Têm início nesta sexta-feira, 27 de julho,os Jogos Olímpicos de Londres. A cerimónia de abertura decorrerá das 19h30 às 22h30 (hora local, a mesma de Portugal).

Domingo passado, Bento XVI evocou o acontecimento, dirigindo uma saudação aos participantes e assegurando que a Igreja olha para o evento com “particular simpatia e atenção”. O Papa destacou o “forte valor simbólico” daquele que classificou como “o maior evento desportivo mundial”. “Rezo para que, no espírito das tréguas olímpicas, a boa vontade gerada por este evento desportivo internacional possa trazer frutos, promovendo a paz e a reconciliação por todo o mundo”.

Variadas as iniciativas das comunidades cristãs para assegurar uma presença de Cristo e do Evangelho neste acontecimento que congrega as atenções de todo o mundo. As comunidades católicas vão dinamizar “centros de hospitalidade”, localizados em Stratford, junto à aldeia olímpica, e em Westminster, para acolher atletas e turistas, de todos os pontos de vista, colocando à disposição diversas igrejas, capelães católicos e celebrações eucarísticas em variadas línguas.

A organização dos Jogos, que se concluem a 12 de agosto, reservou espaços inter-religiosos de oração e silêncio para os 16 mil desportistas de mais de 200 países, incluindo Portugal, que vai estar representado por 77 atletas em 13 modalidades. O centro interconfessional da aldeia olímpica inclui mais de 50 clérigos cristãos, judeus, muçulmanos, budistas e hindus, entre outros, para oferecer apoio, cuidado pastoral e ajuda espiritual.

Além da presença no centro interconfessional, a organização dos Jogos anunciou /a>serviços de capelania para os seus mais de 200 mil membros e voluntários, bem como para 20 mil profissionais da comunicação, envolvendo “193 capelães das comunidades religiosas” locais. Durante a competição, os representantes religiosos poderão circular na aldeia olímpica com um identificação e um crachá próprio, com a palavra ‘Faith’ (fé) e o logo dos Jogos Olímpicos.

Londres vai acolher também a 14ª edição dos Jogos Paralímpicos, entre 29 de agosto e 9 de setembro.

Rádio Vaticano

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.