Medalha Milagrosa

Últimas vagas para encontro de Comunicadores em Aparecida

CNBB.jpgA partir desta quinta-feira, 19, comunicadores católicos de todo o Brasil participam do 3º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação (PASCOM).

Com o tema “Identidade e Missão”, o evento é organizado pela Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, e até o domingo, 22, será realizado nas dependências do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP).

Embora a Comissão Organizadora tenha recebido um grande número de inscrições, ainda há vagas para os interessados. O valor da inscrição é de R$ 30,00 para os que não precisarem de hospedagem. Caso haja necessidade, é oferecida uma opção de inscrição com direito a 3 diárias no hotel, almoço, jantar e café por R$ 395,00. O cadastro pode ser feito no local do encontro.

Entre os presentes estão o Prof. Jornalista e diretor Internacional de Ciências Sociais da Universidade de Navarra, Carlos Alberto DI Franco, o Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, Dom Dimas Lara Barbosa, e o presidente da CNBB, Cardeal Raymundo Damasceno Assis.

O jornalista da TV Canção Nova, Rosalvo Nogueira, estará presente no evento nacional pela primeira vez. Para ele, o encontro será uma oportunidade dos comunicadores partilharem suas experiências de atuação local e conhecer a realidade de outras regiões, conhecer a Igreja de forma mais ampla. "Será uma oportunidade de saber mais profundamente como a Igreja planeja assessorar os comunicadores diante de um mundo cada vez mais exigente de comunicação. Será também um encontro com profissionais católicos e, portanto, uma oportunidade de ampliar a visão sobre a importância dos Meios de Comunicação para quem quer evangelizar", destacou.

Rosalvo destaca que, mesmo entre os católicos, ainda há necessidade de evangelização e de ampliar o conhecimento sobre a Igreja. "Embora [os meios de comunicação católicos] tenham evoluído muito, ainda sinto falta de uma assessoria de comunicação partilhada, com uma relação mais clara, objetiva e mais unida".

De acordo com a assessora da Comissão e uma das organizadoras do evento, Irmã Élide Fogolari, o encontro deseja criar a "cultura da comunicação" na Igreja no Brasil e incentivar o anúncio do Evangelho nessa nova concepção de mundo gerada pelos Meios de Comunicação Social. "Eles constituem parte central do grande ‘areópago’ no qual se partilham ideias e se formam os valores e comportamentos”.

Confira a programação:

Quinta feira, 19/07

16h Credenciamento
19h - Cerimônia de abertura - Lançamento do Hino e da Logo da Pascom
20h - Conferencia de abertura - Comunicação e informação: Igreja e sociedade
Carlos Alberto DI Franco – Prof. Jornalista e diretor Internacional de Ciências Sociais da Universidade de Navarra

Sexta feira, 20/07

07h30 - Celebração Eucarística - Dom Dimas Lara Barbosa, Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB
8h45 - Mesa Redonda – PASCOM: Identidade e Missão
10h30 - Intervalo
11h - Plenária
12h - Almoço
14h às 18h - Seminário por interesse
20h - Programação Cultural (TV Aparecida)

Sábado, 21/07

07h30 - Leitura Orante da Bíblia na ótica da comunicação
08h30 - Mesa Redonda - PASCOM e a pessoa digital: Possibilidades e contradições
10h30 - Plenária
12h - Almoço
14h às 18h - Seminário por interesse
20h - Noite Julhina

Domingo, 22/07

08h - Celebração Eucarística no Santuário de Aparecida - Cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis, Presidente da CNBB
09h30 - 5 grupos por Regiões.
10h30 Plenário
11h30 - Solenidade de encerramento com envio dos discípulos missionários da comunicação

Canção Nova com CNBB

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.