Medalha Milagrosa

Jó, o amigo da paciência

Deus e Jo.jpg

Livro temporariamente indisponível em estoque.

É da História Sagrada que nos vem um dos maiores exemplos de paciência, e também um dos mais citados. Afinal, “ter paciência de Jó” tornou-se um dito popular, embora nem todos conheçam os belos aspectos da vida desse personagem bíblico.

Jó foi um homem justo e abençoado por Deus. Tivera numerosos filhos e uma fortuna material das mais consideráveis naqueles tempos patriarcais. De seus lábios partiam sempre louvores e graças à bondade divina. Um dia, porém, tudo mudou. Jó foi acometido de lepra, perdeu toda a sua família e todos os seus bens. Deus assim o provava na sua fidelidade.

Outro, no lugar dele, talvez se revoltasse. Talvez bradasse ao Céu, pedindo explicações por tamanha e súbita desgraça. Não foi essa a atitude de Jó. Pelo contrário, diante das tormentas que se abatiam sobre ele, ajoelhou-se e adorou a Deus, dizendo: “O Senhor me deu, o Senhor me tirou. Bendito seja o nome do Senhor!”

Admirável exemplo de humildade e de confiança na Providência Divina! Jó não se desesperou, continuou a demonstrar todo o seu amor a Deus e sua esperança na misericórdia d’Ele. Por isso foi recompensado: o Senhor lhe restituiu em dobro tudo o que havia perdido.

Deus restitui a riqueza de Jo.jpgNossas crianças crescem, hoje, num mundo em que cada vez mais se valoriza o triunfo pessoal e a riqueza material. Não se poupam esforços para ganhar e lucrar. Infelizmente, muitas vezes a ganância fala mais alto e passa por cima de valores elementares da vida humana e da moralidade cristã. E assim como não se sabe lidar com o êxito, tampouco se sabe lidar com os infortúnios e as provações. Daí, amarguras, desesperos e revoltas se multiplicarem na sociedade contemporânea.

Em vista disso, devemos dar a nossos filhos outro exemplo. Outro modelo de ser humano, justo e virtuoso, capaz de compreender que a nossa existência e tudo o que nela acontece — alegrias e tristezas, sucessos e privações — depende dos superiores desígnios de Deus para cada um. E que em tudo nos cabe louvar e bendizer o nome do Senhor.

Ofereçamos às nossas crianças o exemplo de Jó. Esse homem cuja humilde e heroica submissão à vontade de Deus o tornou um verdadeiro amigo da paciência.

A história de Jó é só mais um livro da Coleção Exemplos de Vida da Campanha Nossa Senhora das Graças. Conheça mais sobre a Coleção Exemplos de Vida e o Programa de Apoio Catequético, acesse:

http://www.arnsg.org.br/artigo/21264/Programa-de-Apoio-Catequetico.html

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.