Medalha Milagrosa

Papa nomeia novo Bispo da Diocese de Jequié (BA)

Cidade do Vaticano, 4 jul (RV) – Esta quarta-feira, 4 de julho, o Santo Padre aceitou a renúncia ao governo pastoral da Diocese de Jequié (BA), apresentada por Dom Cristiano Jakob Krapf, por limite de idade. Bento XVI nomeou como seu sucessor o frade capuchinho Frei José Ruy Gonçalves Lopes, atualmente vigário paroquial na arquidiocese de Feira de Santana (BA).

Frei José Ruy Gonçalves Lopes ingressou na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos em fevereiro de 1985 e emitiu votos em 10 de janeiro de 1988. Foi ordenado sacerdote em dezembro de 1993.

Logo depois da ordenação, foi pároco em Valéria e Capelão do Leprosário de Águas Claras na arquidiocese de Salvador (BA). Eleito Definidor Provincial esteve no cargo de 1995 a 1988 quando também exerceu a função de Ecônomo Provincial. Neste mesmo período também teve a responsabilidade da promoção vocacional e foi Mestre dos pós-noviços. Entre os anos de 2002 a 2007 foi Ministro Provincial e parte desse tempo foi vice-presidente da Conferência dos Capuchinhos do Brasil (2002 a 2004).

Cursou pós-graduação em Teologia Moral na Faculdade Assunção de São Paulo em 2007 e 2008. E da conclusão do curso até este ano, ele tem sido membro do Conselho de Formação Internacional dos Capuchinhos e membro do Conselho de Administração das Obras Sociais de Irmã Dulce. Atualmente ele também é professor de Teologia Moral na Faculdade Arquidiocesana e diretor do Colégio Santo Antônio de Feira de Santana (BA).

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) emitiu uma Nota saudando a nomeação do novo bispo de Jequié (BA), assinada pelo Secretário-Geral, Dom Leonardo Ulrich Steiner.

“A chegada do novo bispo em Jequié, certamente, vai levar grande alegria para suas comunidades. Desejamos ao monsenhor José Ruy que seu ministério seja fecundo, que sua liderança paterna anime o serviço de seus presbíteros e que confirme, na fé, o laicato”, escreve Dom Leonardo, que envia também o cumprimento da CNBB, cheio de gratidão, “ao querido bispo emérito, dom Cristiano, desejando-lhe saúde e serenidade no prosseguimento de seu compromisso com Cristo e com a Igreja”.

(BF-CNBB)

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.