Medalha Milagrosa

Vaticano: Papa recebeu presidente do Montenegro

Cidade do Vaticano, 21 jun (Ecclesia) – Bento XVI recebeu hoje no Vaticano o presidente do Montenegro, Filip Vujanovic, no dia em que a república balcânica ratificou um “acordo de base” com a Santa Sé.

O documento é apresentado como “motivo principal da visita” do líder político pela sala de imprensa do Vaticano.

Vujanovic reuniu-se também com o cardeal Tarcisio Bertone, secretário de Estado do Vaticano, e com o arcebispo Dominique Mamberti, secretário do Vaticano para as relações com os Estados.

“No decorrer das conversações cordiais foi destacado que o acordo representa um desenvolvimento positivo na consolidação do Estado de direito e dos princípios democráticos sobre os quais o Montenegro quer fundar o seu próprio futuro”, indica o comunicado da Santa Sé.

O acordo de base, assinado em 2011, resulta das “ótimas relações” entre as duas partes, destaca o Vaticano.

Com a entrada em vigor do documento, o Montenegro reconhece a personalidade jurídica da Igreja Católica, a “liberdade e a independência” nas matérias da sua “competência específica”, liberdade de culto e de ação no âmbito “cultural, educativo, pastoral e caritativo”.

Nos encontros desta manhã, destaca a Santa Sé, teve lugar uma “frutuosa troca de pontos de visa sobre temas de atualidade internacional e sobre a situação regional”.

Em particular, acrescenta a nota de imprensa, destaca-se o “apreço” com que o Vaticano segue “o caminho do Montenegro rumo à integração europeia”, reafirmando “a vontade de conservar o espírito de colaboração com um diálogo construtivo sobre temas de interesse comum para a Igreja e o Estado”.

OC - Agência Ecclesia

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.