Medalha Milagrosa

Missão: ''Experimentar o amor de Deus'' - A Experiência do Presidente da Caritas do Brasil

Dom Flavio GiovenaleCidade do Vaticano, 21 jun (RV) – Em recente visita à Rádio Vaticano, Dom Flavio Giovenale, Bispo de Abaetetuba (PA), concedeu entrevista ao nosso colega Raimundo Lima. Dom Flavio, italiano de nascimento, já vive há mais tempo no Brasil do que viveu na Itália.

“Consegui me adaptar muito bem. Aprendi a ser padre de verdade e a viver a vida cristã no estilo brasileiro. Certamente, recebi mais do que dei. Eu admiro muito a Igreja do Brasil: o seu jeito, as suas opções, a sua proximidade com o povo. Eu sou feliz e estou consciente de estar num lugar abençoado por Deus”.

Dom Flavio lembra bem quando foi nomeado para a Abaetetuba após 12 anos em Manaus.

“Sai chorando de saudade dos amigos. Não consegui sequer deixar uma mensagem para eles porque ficava com a voz embargada. Porém, cheguei em Abaetetuba e me encontrei em casa. A experiência maior de um missionário é de experimentar o amor de Deus e de tentar também transmitir este amor aos outros”.

A responsabilidade da missão de Dom Flavio em terras brasileiras aumentou no início deste ano, quando foi eleito presidente da Cáritas no Brasil. Nesse contexto, ele destaca a importância da missão ad gentes que, segundo ele, aumentou muito no Brasil nos últimos anos.

“Tanto por meio das congregações como também por meio de projeto como o pioneiro no Timor-Leste. Em Abaetetuba, a prelazia e depois diocese, por exemplo, foi acompanhada pelos missionários xaverianos. Temos poucos padres e várias irmãs brasileiras que estão trabalhando fora do Brasil. Aqui, vemos esta doação da própria pobreza e descobrimos que ninguém é pobre a tal ponto que não pode dar nada. No ano passado, em Belém, o bispo-auxiliar que é originário da África é o primeiro bispo africano a trabalhar no Brasil. O grande desafio é recristianizar aqueles países que se dizem pós-cristãos e continuar o trabalho de evangelização no mundo inteiro”.

(RB) - Rádio Vaticano

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.