Medalha Milagrosa

Encerrada a 75ª Assembleia dos Bispos do Regional Sul 1

Terminou nesta quinta-feira, 14 de junho, em Aparecida (SP), a 75ª Assembleia dos Bispos do Regional Sul 1 da CNBB (São Paulo), que reuniu os bispos, subsecretários das sub-regiões pastorais, padres coordenadores diocesanos de pastoral e os representantes dos organismos ligados ao Regional.

Durante os três dias de evento foram discutidos temas sobre o Ano da Fé e os 50 anos do Concílio Vaticano II, assim como a Jornada Mundial da Juventude.

Os participantes também sugeriram temas para a Assembleia das Igrejas 2012 que deve ser definido até outubro próximo quando acontecerá esse encontro.

Para encerrar o evento, o arcebispo de São Paulo (SP) e presidente do Regional Sul 1, cardeal Odilo Pedro Scherer, agradeceu a participação expressiva dos bispos, padres e representantes dos Organismos, bem como os que ajudaram na preparação e realização deste evento.

Balanço

O secretário geral do Regional Sul 1 da CNBB, dom Tarcísio Scaramussa, avaliou positivamente o evento. Ele destacou  que a assembleia aconteceu num clima de muita participação e fraternidade. “Foi um momento forte de comunhão das Igrejas, tanto na reflexão sobre os desafios para a missão da Igreja no momento atual, quanto na partilha das realizações das várias Comissões Episcopais e Organismos”, sublinhou o secretário.

Na avaliação de dom Tarcísio, o tema da Jornada Mundial da Juventude no Brasil superou as expectativas. “A perspectiva da Jornada Mundial da Juventude no Brasil fez com que o tema da evangelização da Juventude recebesse uma atenção especial, como também o processo de animação e organização para a participação na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), no Rio de Janeiro, e na Semana Missionária nas dioceses”, avaliou.

A assembleia também contou com a participação do secretário executivo do Regional, padre Nelson Rosselli Filho,  que elogiou a assembleia. O padre destacou a importância dos temas discutidos durante a assembleia. “Foi uma assembleia marcada pela riqueza do conteúdo abordado, especialmente sobre a Jornada Mundial da Juventude, onde pudemos saber como estamos se organizando para difundi-la em nossas dioceses”, avaliou.

CNBB

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.