Medalha Milagrosa

Cardeal Bertone: a universidade católica é instrumento da nova evangelização

Cracóvia, 09 jum (RV) - "Evangelizar é um compromisso estável e uma necessidade constitucional da Igreja." Foi o que disse o Cardeal Secretário de Estado, Tarcisio Bertone, na lectio magistralis feita por ocasião do Doutorado honoris causa a ele concedido pela universidade polonesa de Cracóvia.

Embora o ateísmo militante tenha fortemente perdido força, dando espaço a uma certa indiferença, emerge hoje uma discreta curiosidade em campo espiritual, marcada, porém, por uma profunda ignorância do Evangelho que elimina, de fato, as diferenças entre as confissões religiosas, com um sério risco de acabar no sincretismo.

O purpurado traçou assim a situação atual, descrevendo tal ignorância "uma imensa perda não somente para a Igreja, mas para o homem contemporâneo". "Portanto, é preciso encontrar novas formas de evangelização para dirigir-se aos batizados cuja fé se esvaiu e que não mais são praticantes", disse.

Em seguida, o Cardeal Bertone ressaltou o papel insubstituível das universidades católicas que devem unir-se e harmonizar-se com a missão evangelizadora da Igreja e que têm como missão própria fazer ponte entre a fé e a cultura.

Por fim, o purpurado chamou a atenção das universidades católicas para o risco de eliminar o aspecto confessional, reduzindo desse modo a própria identidade católica a mero humanismo consensual e o Cristianismo a um simples conjunto de valores. "A universidade católica será fiel a si mesma se continuar a ser ou voltar a ser uma universidade novamente missionária", concluiu o Secretário de Estado vaticano.

(RL) - Rádio Vaticano

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.