Medalha Milagrosa

Guatemala: morre Card. Quezada Toruño, ''Cardeal da paz'' - O pesar do Papa

Cidade da Guatemala, 05 jun (RV) – O Arcebispo emérito de Cidade da Guatemala, Card. Rodolfo Quezada Toruño, conhecido como "o Cardeal da paz da Guatemala", faleceu esta segunda-feira, aos 80 anos, numa clínica particular ao sul da capital guatemalteca.

A causa da morte foi uma obstrução intestinal, segundo informações da Igreja Católica.

O Papa Bento XVI, através de um telegrama, se declarou "profundamente entristecido" com a morte do Purpurado, que serviu "tão intensa e generosamente à Igreja durante seu ministério pastoral", como guia da diocese de Zacapa e Prelado de Santo Cristo de Esquipulas, e depois como Arcebispo da Sede Metropolitana de Cidade da Guatemala.

O Arcebispo foi um dos principais promotores da paz durante o conflito armado. De 1987 a 1993, presidiu a Comissão Nacional de Reconciliação, que propiciou o processo de paz. Na qualidade de mediador, participou de 1990 a 1994 das negociações para a pacificação do país, depois de 36 anos de guerra civil.

Em 2001 o Card. Rodolfo Quezada Toruño foi nomeado Arcebispo e Primaz da Guatemala e em outubro de 2003 foi criado Cardeal pelo Papa João Paulo II.

(BF) - Rádio Vaticano

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.