Medalha Milagrosa

Síria: Bento XVI pede comunhão de esforços para acabar com violência

Cidade do Vaticano, 29 mai (Ecclesia) – Bento XVI desafia os responsáveis políticos da Síria, as comunidades religiosas locais e a organização das Nações Unidas a “não pouparem esforços” na resolução da guerra que dilacera atualmente aquele país do Sudoeste Asiático.

O apelo do Papa, transmitido pelo porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, surge na sequência de mais um episódio sangrento inserido no confronto que, há 14 meses, opõe as tropas do governo de Bashar Al-Assad às forças rebeldes que lutam por uma mudança de regime.

Na última sexta-feira, confrontos na cidade de Houla, localizada 185 quilómetros a norte da capital Damasco, provocaram a morte a pelo menos 116 civis, entre os quais 32 crianças.

Este “massacre”, realça o padre Federico Lombardi, “provocou profunda consternação em Bento XVI e em toda a comunidade católica”.

Segundo o sacerdote, o Papa reforça o seu apelo ao fim de todas as formas de violência na Síria e desafia as partes envolvidas, incluindo a comunidade internacional, a não pouparem esforços para resolverem a crise, atravé do diálogo e da reconciliação”.

A nota do porta-voz da Santa Sé, publicada esta segunda-feira à noite, exorta ainda as comunidades religiosas presentes na nação árabe a promoverem “a paz desejada”, através da “oração e colaboração mútua”.

Dados disponibilizados pelo Observatório Sírio de Direitos Humanos indicam que mais de 12.600 pessoas já perderam a vida na Síria, desde o início da revolta popular contra o regime de Bashar Al-Assad, a maioria delas civis vítimas dos disparos das forças governamentais.

As autoridades sírias já vieram entretanto negar qualquer responsabilidade no que aconteceu na região de Houla.

Uma posição que, de acordo com a Euronews, contraria a versão dos observadores enviados para o terreno, por parte das Nações Unidas.

A análise daqueles especialistas permitiu concluir que foram utilizadas peças de artilharia que apenas estão à disposição do exército governamental.

JCP - Agência Ecclesia

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.