Medalha Milagrosa

Jornada Mundial da Juventude é apresentada ao corpo diplomático em Brasília

A sede da Nunciatura Apostólica, em Brasília (DF), foi palco hoje, 24 de maio, de uma apresentação do Comitê Organizador Local (COL) da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) ao corpo diplomático acreditado junto a Embaixada do Vaticano no país. A apresentação mostrou detalhes da estrutura que está sendo montada e de toda a logística que envolve a JMJ, que é considerada pelo Governo Federal como o maior evento que o Rio de Janeiro já recebeu, segundo palavras do ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, que esteve presente no evento.

O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cardeal Raymundo Damasceno Assis, também se fez presente no encontro, como o presidente do (COL) e arcebispo do Rio de Janeiro (RJ), dom Orani João Tempesta; representantes do Governo do estado do Rio de Janeiro e da prefeitura local; do Itamaraty e o núncio apostólico no Brasil, dom Giovanni D'Aniello.

O Núncio Apostólico destacou que a Jornada Mundial da Juventude foi um sonho do papa João Paulo II e que hoje se torna uma realidade “belíssima”. Dom Giovanni lembrou ainda a importância da JMJ, não apenas para a cidade sede, o Rio de Janeiro, mas para todo o país, trazendo riquezas e captação de recursos e conscientização e conversão das pessoas.

Já o presidente da CNBB, dom Raymundo Damasceno, se disse feliz com as atitudes que o Governo tem tomado em relação ao que cabe ao Estado em eventos de grande magnitude, como a JMJ. O cardeal apresentou aos diplomatas a chamada Pré-Jornada, que são eventos que antecedem a JMJ, como a passagem da Cruz Peregrina e do Ícone de Nossa Senhora, Símbolos da JMJ, por mais de 140 dioceses em todo o país, e a Semana Missionária, que acontecerá em todas as dioceses brasileiras, na semana que antecede a JMJ.

Dom Damasceno incluiu também projetos que serão realizados ou estão em andamento, como a conclusão de um estudo de mobilidade da cidade do Rio de Janeiro; um encontro de formação e elaboração de subsídios regionais sobre a JMJ; elaboração de propostas de atividades pós-JMJ; o lançamento, em nível nacional, do DVD Bote Fé Natal, com atrações musicais; do Bote Fé pela Vida, evento com atividades esportivas; a Campanha da Fraternidade de 2013 que tratará da Juventude; o Encontro Mundial das Universidades Católicas, em 2013, na cidade de Belo Horizonte e o Dia Nacional de Oração pela JMJ.

O presidente do COL e arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, fez uma breve apresentação. Ele disse que a JMJ é um evento mundiais e não apenas do povo brasileiro. “A JMJ olha para o futuro, se preocupa com os jovens, esse é o seu objetivo, cuidar da juventude”, disse o arcebispo do Rio.

Da equipe do Comitê Organizador Local da JMJ, monsenhor Joel Portela, fez um resumo dos objetivos que a JMJ deverá alcançar. “Toda Jornada deve ser pautada por dois princípios: objetivos e legados. O objetivo é fazer um evento mundial sem grandes problemas. O legado será caracterizado por ter um aspecto humano, com o convívio, e o social, que será a criação de centros de referências a dependentes químicos, um compromisso da JMJ Rio 2013”, explicou o monsenhor.

O ministro Gilberto Carvalho enfatizou que trabalha junto ao Itamaraty e as embaixadas no Brasil num processo para facilitar a entrada dos peregrinos ao Brasil. “O Governo sente uma alegria muito grande em receber a JMJ. Estamos atentos a vários detalhes, e adianto que estamos trabalhando para agilizar e facilitar o visto de entrada no país aos peregrinos que comprovarem participação na Jornada Mundial da Juventude. Peço ainda, aos embaixadores aqui presentes, que criem, durante o evento, um serviço consular extraordinário, no Rio de Janeiro, para facilitar o trâmite com os seus peregrinos, pois, por experiência adquirida em Madri, local da última JMJ, muitos perdem seus documentos, pois o trânsito de pessoas é enorme, e acidentes acontecem em todos os grandes eventos”, frisou o ministro.

Fonte e foto: CNBB

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.