Medalha Milagrosa

CRB promove encontro da Vida Religiosa Consagrada na Amazônia

Uma celebração para onde flui o bonito testemunho dos religiosos e religiosas, da mesma forma que o caminho dos rios em direção ao mar. O “Encontro das Águas” é o nome do evento promovido pela Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) – regionais de Porto Velho, Manaus e Belém - promove anualmente, desde 2010. A edição de 2012, realizada em Belém (PA), realizou-se entre os dias 17 a 20 de maio.

O encontro busca rever e projetar o itinerário da Vida Religiosa da Amazônia. Ir. Tea Frigério, xaveriana, apresentou uma recordação da história da evangelização na região, especialmente a partir do Documento de Santarém, cuja publicação celebra este ano 40 anos. Ela destacou o desafio da identidade religiosa, que dá ênfase ao presbítero e ao agente de pastoral, e menos ao ser religioso consagrado.

Outro assessor do encontro, monsenhor Raimundo Possidônio Carrera, conhecido como Padre Cid, destacou que a Vida Religiosa não teve medo de pisar o chão amazônico de forma comprometida com a sua história, e chamou a atenção para o desafio da inculturação.

“Muitos passos ainda devem ser dados para que a Amazônia seja não só prioridade em muitos projetos de Ordens ou Congregações, que tomam decisões e fazem suas opções desde fora dessa realidade, para que amadureça e se plenifique uma verdadeira mudança no modo de se organizar a Vida Religiosa a partir daqui desse lugar; para que a inculturação, questão emblemática que dá seus primeiros passos, possa ser assumida de verdade, de modo maduro e responsável e se torne marca da encarnação efetiva e afetiva da Vida Religiosa  amazônica e se estabeleça cada vez mais uma verdadeira comunhão com seus interesses e sonhos do povo amazônico, não como ‘anexo’, mas como uma nova fundação da VR que sirva de paradigma para toda a Igreja”, destacou padre Cid.

As diretorias das Regionais da CRB avaliam que esta edição do Encontro das Águas, que marcou a celebração dos 40 anos do Documento de Santarém, reafirme o compromisso dos religiosos e religiosas da Igreja da Amazônia, e seja um incentivo no ardor de sua missão.

Fonte e foto: CNBB

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.