Medalha Milagrosa

Sepultado padre Massimo Cenci, ele era subsecretário da Congregação para a Evangelização dos Povos

Nesta segunda-feira, 14/05, ocorreu na paróquia "Regina Pacis", em Roma, o funeral do Padre Massimo Cenci, que desde 2001 era o subsecretário da Congregação para a Evangelização dos Povos. Ele faleceu repentinamente na madrugada da última sexta-feira.

"Ele era um missionário entusiasmado pela missão", disse o Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, Cardeal Fernando Filoni, ao se dirigir ao Santo Padre durante a audiência aos participantes da Assembleia anual das Pontifícias Obras Missionárias sexta-feira passada. Bento XVI, por sua vez, fez votos de que o “Senhor o recompense por todo o trabalho realizado em missão e a serviço da Santa Sé”.

Padre Massimo Cenci nasceu em 7 de fevereiro de 1944, em Desio. Com a família, mudou-se para a França, onde viveu até 1958. Entrou no Pontifício Instituto para Missões no Exterior em 1964, e foi ordenado sacerdote em 1975. Até 1978 trabalhou no Centro Missionário de Milão como animador vocacional.

Em 1979, iniciou a missão no Brasil, primeiro como coadjutor e a partir de 1983 como pároco em Manaus. De 1981 a 1986 lecionou no Instituto Superior de Filosofia, Teologia e Pastoral de Manaus. Em 1983, foi nomeado reitor do seminário da cidade e em 1986 responsável pela Paróquia Menino Jesus de Praga. Com padre Giuliano Frigeni, agora Bispo de Parintins, trabalhou na Pastoral do Povo de Rua com os migrantes do nordeste do Brasil.

Em 1996, tornou-se secretário do Núncio Apostólico no Brasil. Retornou em 2000 à Itália e foi padre espiritual no Colégio Urbano de Propaganda Fide. Em 2001, foi nomeado subsecretário da Congregação para a Evangelização dos Povos.

O falecimento aconteceu justamente depois de haver celebrado seus trinta e sete anos de sacerdócio, ocorrido no dia 10 de maio. Seu companheiro de ordenação, dom Giuliano, havia conversado com ele horas antes de sua morte.

CNBB

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.