Medalha Milagrosa

Apresentado o Congresso Eucarístico Internacional de Dublin

Cidade do Vaticano, 11 mai (RV) - “A Eucaristia, comunhão com Cristo e entre nós” é o tema do 50º Congresso Eucarístico Internacional, que será realizado em Dublin entre os dias 10 e 17 de junho próximo. O evento foi apresentado na manhã desta quinta-feira na Sala de imprensa vaticana na presença do Arcebispo Dom Piero Marini, Presidente do Pontifício Comitê para os Congressos Eucarísticos Internacionais, e de Dom Diarmuid Martin, Arcebispo de Dublin. No último dia do Congresso, Bento XVI irá dirigir uma mensagem ao vivo, através da televisão, aos 80 mil participantes.

Durante uma semana inteira, de 10 a 17 de junho, milhares de peregrinos de mais de cem países ao redor do mundo estarão em Dublin para o 50º Congresso Eucarístico Internacional onde celebrarão a Eucaristia, rezarão juntos, se unirão em procissão, participarão das Conferências gerais realizadas por 18 palestrantes internacionais; participarão de mais de 150 oficinas e grupos de discussões, ouvirão dezenas de testemunhos, discutirão importantes temas religiosos e poderão viver uma autêntica solidariedade eclesial.

Com a ajuda de dois mil voluntários e o envolvimento das paróquias da cidade, o encontro de Dublin vai se tornar um verdadeiro momento de comunhão com a Igreja local e permitirá penetrar na história e cultura daquele país, que - como observou Dom Piero Marini – soube dar muito para a missão evangelizadora no mundo.

“É bom não esquecer que, para além dos tempos difíceis, que esta Igreja vive hoje, há por detrás uma história de fé e de martírio que iluminou a Europa. História que a partir de São Patrick, através do êxodo de um grupo de monges, chegou ao continente europeu influenciou instituições culturais e a disciplina eclesiástica no primeiro milênio”, destacou Dom Marini.


O Arcebispo de Dublin, Dom Diarmuid Martin, reconhecendo as muitas dificuldades da Igreja em relação ao forte secularismo na Irlanda, quis enfatizar o poder da reconciliação que tem a Eucaristia. O 50º Congresso Internacional em Dublin – explicou o prelado irlandês - será novamente um tempo de renovação e de reconciliação. Será um evento que chama todos os católicos para a centralidade da Eucaristia na vida da Igreja, o verdadeiro ápice para o qual tendem todas as atividades da Igreja e a fonte da qual brota toda a sua vida. (SP)

Rádio Vaticano

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.