Medalha Milagrosa

Vaticano: Bento XVI pede aos padres para terem «austeridade de vida»

Cidade do Vaticano, 10 mai (Ecclesia) – O Papa pediu hoje “austeridade de vida” aos padres que frequentam o Pontifício Colégio Espanhol São José, em Roma, e sublinhou que a formação dos sacerdotes “é sempre uma das maiores prioridades de Igreja”.

Bento XVI recebeu em audiência no Vaticano os alunos da instituição que este ano celebra os 50 anos, no dia em que a liturgia católica assinala a memória de São João de Ávila (1500-1569), padroeiro do clero secular (diocesano) espanhol, revelou a Sala de Imprensa da Santa Sé.

“Ao serdes enviados a Roma para aprofundar os vossos estudos sacerdotais, deveis pensar sobretudo não tanto no vosso bem particular mas no serviço ao povo”, afirmou o Papa aos presentes, entre os quais se encontrava o presidente da Conferência Episcopal Espanhola e arcebispo de Madrid, cardeal Antonio Rouco Varela.

O discurso destacou a necessidade da meditação da Bíblia e do “diálogo intenso” com Deus: “[O padre] é consciente de que não poderá levar Cristo aos seus irmãos nem encontrá-lo nos pobres e nos doentes se não o descobre antes na oração fervorosa e constante”.

Os sacerdotes precisam de “alta preparação e competência”, assinalou Bento XVI, depois de lembrar que “proximamente” vai constituir São João de Ávila “Doutor da Igreja”, declaração que expressa o caráter especial da sua santidade, ortodoxia doutrinal e inteligência teológica.

RJM - Agência Ecclesia

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.