Medalha Milagrosa

Pastoral da Juventude reúne-se em São Paulo

Os membros da Coordenação Nacional e Comissão Nacional de Assessores da Pastoral da Juventude (PJ) estiveram reunidos entre os dias 27 de abril a 1º de maio, no Centro de Juventude Anchietanum, na cidade de São Paulo. Também participaram de alguns momentos da reunião os membros da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, dom Vilson Basso, bispo de Caxias (MA) e padre Antonio Ramos, assessor da Comissão.

A Coordenação Nacional da PJ é composta pelo secretário nacional, o jovem Thiesco Crisóstomo, da diocese de Marabá (PA), dos dezessete jovens que representam os regionais da CNBB, um jovem que representa a PJ no Conselho Nacional de Juventude (CONJUVE) e seis assessores que hoje compõem a Comissão Nacional de Assessores da PJ.

Dentre os temas aprofundados durante os dias de reunião, destacam-se: a ação da PJ em meio às juventudes à luz das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja do Brasil (DGAE 2011-2015); a partilha das realidades dos regionais em especial a partir da vivência da Peregrinação da Cruz e Ícone de Nossa Senhora; a preparação para Jornada Mundial da Juventude no Brasil; o envolvimento na Campanha da Fraternidade 2013, 5ª Semana Social e Grito dos Excluídos; a atuação e presença no CONJUVE; a participação na Cúpula dos Povos a ser realizado em junho deste ano; e a avaliação, organização e planejamento dos Projetos Nacionais e em especial, da Campanha nacional contra a violência e extermínio de jovens.

O grupo ainda pode avaliar o 10º Encontro Nacional da PJ, realizado em janeiro deste ano na cidade de Maringá (PR), assim como encaminhar o processo de estudo do subsídio “Pastoral da Juventude: um jeito de ser e fazer – Somos Igreja Jovem”, material que em breve estará disponível por meio de roteiros e outros instrumentos para estudo e aprofundamento dos grupos, coordenações, assessorias e bispos que acompanham a PJ nos regionais e dioceses.

Para 2012, as próximas iniciativas nacionais da PJ são: a continuidade no estudo do subsídio, a realização do Encontro Nacional de Assessores da PJ, em agosto, na cidade do Rio de Janeiro e, a segunda reunião do ano na diocese de Marabá (PA) durante o mês de novembro.  Ainda em conjunto com as demais Pastorais da Juventude serão realizados a Semana do Estudante (agosto) e o Dia Nacional da Juventude (outubro).

CNBB

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.