Medalha Milagrosa

Comissão Bíblico-catequética investe na formação através de seu blog

O mundo da comunicação consegue globalizar e aproximar, unificar e encurtar distâncias. No seio da mídia moderna encontramos um espaço enorme de possibilidades “de linguagens e símbolos, métodos dinâmicos para a comunicação de todo tipo de mensagem” (DNC 168). A Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética da CNBB tem consciência de que não pode prescindir dos recursos tecnológicos para a sua evangelização, para o anúncio da mensagem de Jesus. Segundo o integrante da Comissão, dom Paulo Mendes Peixoto “não podemos deixar de marcar presença junto aos meios de comunicação, especialmente os mais massivos e mais utilizados pelo povo para expressar a fé em linguagem capaz de realmente comunicar”.

Pensando nas palavras de dom Paulo, foi criado em setembro de 2010 o blog Catequese e Bíblia, que tem como objetivo divulgar as ações e os trabalhos da Comissão, dos Regionais e dos catequistas pelo Brasil e pelo mundo, com notícias, artigos de formação, reflexões, depoimentos, material e partilha. Com o intuito de incrementar o blog, nasceu no último dia 1º de abril, a primeira equipe do blogger Catequese e Bíblia, que tem como coordenadores o presidente da Comissão Bíblico-catequética, dom Jacinto Bergmann; o arcebispo de Uberaba (MG), dom Paulo Mendes Peixoto; e os assessores da Comissão, Maria Cecília Rover e padre Décio Walker.

O blog é administrado por Joseilton Luz, leigo e que trabalha na Comunicação Social do Exército Brasileiro e faz parte da Comissão Arquidiocesana de Catequese de Maceió (AL).

Escritores do Blog

O blog terá vários especialistas em diversos assuntos ligados a Bíblia e a Catequese. Com o tema “A Fé no Evangelho de Marcos”, o escritor será dom José Antônio Peruzzo, bispo de Palmas/Francisco Beltrão (PR). Professor de Sagrada Escritura e membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética.

Sobre “Reflexão da Homilia Dominical”, será dom Paulo Mendes Peixoto. “A Animação Bíblico-Catequética nos Novos Tempos” será Imaculada Cintra, de Franca (SP), leiga e que estará representando os catequistas blogueiros. “Encontros que despertam a Fé”, terá como articulista a irmã Maria Aparecida Barboza, da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria e doutoranda em Sagrada Escritura.

O tema do “Concilio Vaticano II e Catequese” ficará a cargo do irmão Israel José Nery, membro do Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs (Fundado por São João Batista de La Salle). “Planejamento Bíblico-Catequético” será debatido por Luiz Carlos Ramos da Silva. Já a assessora da CNBB, Maria Cecília Rover ficará com a temática “Leitura Orante da Bíblia”. Outro assessor da CNBB, da Comissão para a Doutrina da Fé, padre Antônio Luiz Catelan abordará as questões referente ao “Comentário às catequeses do Papa”. Com o tema “Animação Bíblico-Catequética e as Novas Mídias”, o padre Clóvis Andrade de Melo, assessor de Comunicação da Rede de Informática da Igreja no Brasil (RIIBRA), também estará presente com textos no blog da Comissão Bíblico-catequética.

O outro assessor da Comissão Bíblico-catequética, padre Décio Walker destacará assuntos ligados a “Espiritualidade do Catequista”.

O tema “Psicopedagogia Catequética” ficará com os padres Eduardo Calandro e Jordélio Siles Ledo, e “Formação de Catequistas” com o padre Jânison de Sá Santos, que foi assessor da Comissão para Animação Bíblico-Catequética no quadriênio de 2004 a 2007. “Iniciação à Vida Cristã” será com o padre Luís Gonzaga Bolinelli.

“Compreendendo Melhor a Fé à luz do Catecismo”, está a cargo do padre Luiz Alves de Lima, professor universitário há 35 anos. “Homilia Dominical” com o padre Roberto Nentwig, mestre em Teologia; “Experiências de Iniciação à Vida Cristã dos Regionais”, com Regina Mantovani, coordenadora do Regional Sul 2 e “Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso”, com Therezinha Cruz.

CNBB

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.