Medalha Milagrosa

No encontro com os fiéis, Papa recorda visita a México e Cuba

Cidade do Vaticano, 04 abr (RV) - A viagem a Cuba e ao México foi o tema principal da audiência geral de Bento XVI na manhã desta quarta-feira. Aos fiéis e turistas presentes na Praça São Pedro, o Papa recordou a recente visita afirmando ter ido à América Latina para “encorajar seus povos a viver na esperança e engajarem-se juntos por um futuro melhor”.

Falando em várias línguas sobre cada um dos dois países visitados, o Pontífice disse as seguintes palavras, em português:

“Queria compartilhar convosco algumas lembranças dos dias inesquecíveis, repletos de alegria e esperança, que vivi na minha recente viagem ao México e a Cuba. No México, primeira etapa da minha peregrinação, fui recebido por uma grande multidão que me ofereceu um acolhimento extraordinário e festivo. Nele, pude identificar a esperança tenaz dos cristãos mexicanos, apesar dos momentos de violência, que não deixei de deplorar. Durante a celebração eucarística, exortei os fiéis a crescerem na alegria de ser cristãos e pertencer à Igreja, para que pudessem servir a Cristo nas situações difíceis e no sofrimento. Em Cuba, quis assegurar que levo no coração as preocupações de todos os cubanos, principalmente daqueles que sofrem pela limitação da liberdade. Pedi aos católicos que dessem novo vigor à sua fé, contribuindo para a construção de uma sociedade renovada e aberta, onde haja sempre mais espaço para Deus. Só Ele pode afastar as trevas do erro, ajudando-nos a vencer o mal e tudo o que nos oprime. Por isso, a Igreja insiste na possibilidade de levar, a todos os âmbitos da sociedade, a mensagem de esperança e paz que o Evangelho encerra”.

Em espanhol, o Papa disse ter confiado ao Senhor e à Virgem Maria as preocupações das pessoas que nestas queridas nações estão sofrendo por causa da violência, da corrupção, da falta de liberdade e outras chagas sociais.

Lembrando a Semana Santa, o Papa fez uma saudação especial “aos amados brasileiros e demais peregrinos de língua portuguesa”:

“Amanhã tem início o Tríduo Pascal, onde celebraremos o mistério central da nossa fé: a paixão, morte e ressurreição de Cristo. Deixai-vos transformar pelo amor de Cristo, manifestado na sua Cruz, para que assim se realize em vós a ressurreição. Uma Santa Páscoa para todos!”

Em italiano, Bento XVI cumprimentou os universitários de todo o mundo que estão participando do congresso internacional promovido pela Prelazia da Opus Dei e recordou palavras do Santo Josemaría Escrivá: “Tudo o que se faz por amor adquire beleza e grandeza”.

No final do encontro, o Pontífice concedeu a todos a sua benção. (CM)

Rádio Vaticano

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.