Medalha Milagrosa

Fortaleza e Salvador têm novos bispos auxiliares, São Felix do Araguaia tem novo bispo prelado

Cidade do Vaticano, 22 mar (RV) – Bento XVI fez, nesta quarta-feira, duas novas nomeações para o Brasil e uma transferência. Padre José Gomes de Vasconcelos, até então Reitor do Seminário Interdiocesano de Caruaru, passa a ser bispo auxiliar da Arquidiocese de Fortaleza. Dom Vasconcelos nasceu em 1963, na cidade de Garanhuns (PE).

A segunda nomeação foi do novo bispo auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia: Padre Giovanni Cripa, nascido em 1958 em Besana Brianza, Itália e que era pároco na Arquidiocese de Feira de Santana.

Por fim, a Prelazia de São Felix do Araguaia tem novo bispo prelado: Dom Adriano Vasino, italiano de Borgosesia, nascido em 1949, assume esta prelazia do Mato Grosso.

A CNBB emitiu nota, assinada pelo ex-bispo prelado de São Felix do Araguaia e atual Secretário Geral da CNBB, Dom Leonardo Steiner. Abaixo a íntegra da mensagem.

Saudação ao novo bispo de São Felix do Araguaia (MT)

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) saúda, com grande alegria, a nomeação de dom Adriano Ciocca Vasino como novo bispo da Prelazia de São Felix do Araguaia (MT). Nesta quarta-feira, 21 de março de 2012, o papa Bento XVI o transferiu da Diocese de Floresta (PE).

Além de dirigir este cumprimento em nome da Conferência, manifesto minha enorme satisfação pessoal uma vez que se trata da sucessão da Igreja Particular na qual tive a graça de servir. Nessa condição, posso dizer que o povo de São Felix é composto por comunidades cheias de entusiasmo e de lideranças comprometidas com a ação evangelizadora. Um povo que traz uma história bonita de grandes lutas e de profunda adesão ao projeto de Jesus Cristo por muito tempo animada pelo meu estimado antecessor, dom Pedro Casaldáliga. Esse povo aguardava, com muita esperança, o anúncio do seu novo pastor acompanhado pela bondosa presença ministerial do administrador Apostólico, dom Eugênio Rixen, bispo diocesano de Goiás (GO).

A chegada de dom Adriano é uma bênção para a caminhada eclesial do povo da Prelazia de São Felix. Sua trajetória de padre e de bispo no nordeste brasileiro é marcada pela dedicação pastoral exemplar. Sua contribuição à Conferência como membro da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato no último quadriênio também deixou um rastro de particular dedicação no cuidado e compromisso com as lutas de toda a Igreja no Brasil. E seu lema episcopal “Vim para servir” é uma resposta completa e iluminada a qualquer expectativa que se tenha formado no período de vacância na Prelazia.

Desejamos a dom Adriano um ministério cheio de frutos. Felicitamos as comunidades da Prelazia de São Felix pelo belo presente que recebem, representado pela presença do novo bispo, cumprimentando também a Dom Eugênio pela generosa presença na animação da pastoral e da preparação para acolher o novo bispo. Dirigimos também uma palavra de gratidão ao povo da diocese de Floresta (PE).

(RB) - Agência Ecclesia

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.