Medalha Milagrosa

Comissão do Vaticano pede ''unidade'' na Teologia católica

Cidade do Vaticano, 09 mar (RV) - A Comissão Teológica Internacional (CTI), organismo consultivo do Vaticano, divulgou nesta quinta-feira um documento que pede aos teólogos católicos um discurso comum, alertando para os riscos da fragmentação dentro da Igreja.

O texto examina algumas questões atuais da teologia e propõe, à luz dos princípios constitutivos da teologia, os critérios metodológicos determinantes para a teologia católica.

“Se a Igreja quiser comunicar a mensagem única de Cristo ao mundo, precisa claramente de um discurso comum, e neste sentido, é legítimo falar da necessidade de uma unidade da Teologia” – frisa o documento, intitulado “Teologia hoje: Perspectivas, princípios e critérios”.

Cinquenta anos após o início do Concílio Vaticano II (1962-1965), o texto indica que este foi um período muito produtivo, em que surgiram novas vozes teológicas, em particular leigos e mulheres, teologias de “novos contextos culturais”.

Temas como a paz, a justiça, a libertação, a ecologia e a bioética ganharam um novo destaque, sublinha a CTI, definindo-os como “desenvolvimentos positivos”.

O documento ressalva, no entanto, que as últimas décadas deram origem a uma “certa fragmentação da Teologia”, levantando questões como “quais são as suas características e como se manter uma identidade verdadeira”.

O texto da CTI se divide em três capítulos, dedicados à “escuta da palavra de Deus”, à “comunhão com a Igreja” e à “verdade de Deus numa perspectiva de autêntica sabedoria”.

A CTI é um organismo que reúne 30 dos teólogos mais renomados de todo o mundo sob a presidência do Cardeal William Levada, Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé.
A missão da CTI é ajudar a Santa Sé e em particular a Congregação para a Doutrina da Fé a examinar as questões doutrinais de maior importância. O documento pode ser consultado no site www.vatican.va.

(CM) - Rádio Vaticano

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.