Medalha Milagrosa

Roma: mais de 700 sacerdotes reunidos para ''Curso sobre Foro Interno''

Roma, 06 mar (RV) - Teve início nesta segunda-feira, no Palácio da Chancelaria em Roma, a 23ª edição do “Curso sobre Foro Interno”, portanto sobre o Sacramento da Reconciliação, organizado pela Penitenciaria Apostólica. Participam mais de 700 sacerdotes de 84 nações. Entre os conferencistas o Penitencieiro-mor, Cardeal Manuel Monteiro de Castro, e o regente da Penitenciaria, Dom Gianfranco Girotti.

Falando à Rádio Vaticano sobre como relançar o Sacramento da Confissão eis o que disse Dom Girotti.

R. – Estou convencido de que hoje a redescoberta do Sacramento da Penitência depende em grande parte dos sacerdotes e sobretudo da consciência de que eles são os despositários de um ministério precioso e insubstituível. O Bem-aventurado João Paulo II dizia que os sacerdotes, ao concederem aos fiéis a Graça do perdão com o Sacramento da Penitência realizam o ato mais alto – depois da celebração Eucarística – do seu sacerdócio.

P. Há sinais de uma redescoberta do Sacramento da Penitência?

R. – Graças a Deus, sim. Certamente é necessário sempre percorrer novos caminhos penitenciais que indiquem efetivamente a vontade de caminhar, de se aproximar do Sacramento da Reconciliação como conclusão de um percurso, no qual o fiel deve sentir os próprios atos não como declaração de boa vontade, mas como presença da Graças na própria vida. Persiste, certamente um certo enfraquecimento do sentido de pecado, mas também constatamos nestes últimos tempos que muitos fiéis vivem o Sacramento com uma nova dimensão.

P. Muitas vezes se ouve dos fiéis que há o problema da diferença de abordagem entre os diversos confessores: há que diz que um é mais rígido, um mais flexível....

R. De fato, os nossos cursos tem precisamente este objetivo, de reforçar a competência, a doutrina dos confessores para ajudá-los a agir sempre no magistério da Igreja, para que não existam diferenças nos juízos, mas que todos apliquem os princípios do magistério da Igreja. (SP)

Rádio Vaticano

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.