Medalha Milagrosa

Papa aos novos Cardeais: ''Igreja está sempre viva e presente, levando Cristo a toda a humanidade''

Cidade do Vaticano, 20 fev (RV) – Após um final de semana intenso com o Consistório, no sábado, e a Missa com os cardeais no domingo, Bento XVI voltou a reunir com os novos integrantes do Colégio Cardinalício na manha desta segunda-feira, na Sala Paulo VI.

Tratou-se de uma audiência para saudar de modo mais "direto e íntimo" os novos purpurados: "Que este evento tão importante e sugestivo do Consistório seja para vocês aqui presentes e aos que estão ligados aos novos Cardeais motivo e estímulo para se estreitar com afeto em torno deles, para serem sempre mais fervorosas e corajosas testemunhas de Cristo".

"A criação dos novos cardeais – disse o Papa – é ocasião para refletir sobre a missão universal da Igreja na história dos homens: nas vicissitudes humanas, muitas vezes agitadas e contrastantes, a Igreja está sempre viva e presente, levando Cristo, luz e esperança para toda a humanidade."

Para Bento XVI, permanecer unidos à Igreja e à mensagem de salvação que ela difunde significa ancorar-se na Verdade, reforçar o sentido dos verdadeiros valores, estar sereno diante de cada acontecimento: "Eu os exorto, portanto, a permanecerem sempre unidos aos seus pastores, como também aos novos cardeais, para estar em comunhão com a Igreja. A unidade da Igreja é dom divino a ser defendido e promovido."

Por fim, o Pontífice confiou os presentes à proteção da Mãe de Deus e dos Apóstolos Pedro e Paulo.

Bento XVI saudou os novos Cardeais em grupos de acordo com suas línguas: aos dois purpurados lusófonos, ele disse:   

"Saúdo os novos Cardeais de língua portuguesa, com seus familiares, amigos e colaboradores, e ainda os diversos representantes da comunidade eclesial e civil, para quem redunda também a honra que acaba de ser conferida ao Cardeal João Braz de Aviz, que guia a Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, e ao Cardeal Manuel Monteiro de Castro, que preside à Penitenciaria Apostólica. À Virgem Mãe, confio vossas vidas devotadas ao serviço da unidade e da santidade do Povo de Deus." (BF)

Rádio Vaticano

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.