Medalha Milagrosa

Pós-Graduação em Pedagogia Catequética tem novos formandos

Durante os dias 09 a 18 de janeiro, na cidade de Goiás (GO), estiveram reunidas a 5ª e 6ª turmas (40 a 45 alunos) do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Pedagogia Catequética da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). O curso tem a parceria com a Pastoral da Educação Regional Serra Dourada da diocese de Goiás.

O curso reúne catequistas, padres, religiosos, seminaristas, cristãos católicos de quase todo o Brasil, favorecendo assim uma troca de experiências e contribuindo para o amadurecimento da reflexão acadêmica na ótica da dimensão bíblico-catequética. “É um grande contributo para a ação evangelizadora e para a formação de novos educadores da fé”, afirmou um dos organizadores do curso, o padre Jânison de Sé.

Para o bispo de Goiás, dom Eugênio Rixen, além da força de vontade, a formação é um pré-requisito para o bom preparo de catequistas e coordenadores. “Com tantos catequistas interessados, e respondendo ao chamado, percebe-se que não basta, evidentemente, boa vontade para ser catequista. É preciso, além de carisma pessoal, preparo e atualização constante”.

As disciplinas do curso são ministradas a partir de uma visão catequética, acentuando assim as conquistas e desafios deste âmbito, e conta com especialistas da área tanto no campo da Teologia Bíblica, bem como, da Teologia Pastoral, Teologia Sistemática, Psicopedagogia e sobretudo a Catequética. Percebe-se um esforço dos professores em ressaltar a dimensão catequética em cada disciplina.

Uma das exigências acadêmicas é o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ou um artigo científico.  A cada dois anos, no mês de janeiro, acontecem as apresentações das monografias das turmas que terminam o curso. São textos que visam beneficiar a produção de reflexão catequética para o Brasil. Das apresentações, conforme anunciado pela banca examinadora, as pesquisas foram de grande importância e contribuição para o acadêmico bem como para a dimensão bíblico-catequética da Igreja no Brasil.

CNBB

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.