Medalha Milagrosa

Papa convida fiéis à celebração das Vésperas na Basílica de São Paulo

Cidade do Vaticano, 22 jan (RV) - Em seu encontro com os fiéis neste domingo, Bento XVI fez uma saudação especial a todos os países do Extremo Oriente que festejam o Ano Novo lunar, desejando que em meio ao contexto mundial de crise econômica e social, este ano traga justiça, paz e alívio a quem sofre. O Papa fez votos de que os jovens, com seu entusiasmo e energia, possam oferecer uma nova esperança ao mundo.

Antes de rezar a oração mariana do Angelus, Bento XVI fez um breve discurso sobre a Semana de Oração para a Unidade dos Cristãos, celebrada na Europa e em muitos países do Hemisfério Norte de 18 a 25 de janeiro, dia da Conversão de São Paulo.

O Bispo de Roma citou de modo especial a Polônia, pois este ano, os subsídios para a Semana foram preparados um grupo polonês.

“A Polônia – disse – viveu uma longa história de corajosas lutas contra adversidades e deu repetidas provas de grande determinação, sempre animada pela fé. Ao longo dos séculos, os cristãos poloneses intuíram espontaneamente uma dimensão espiritual em seu anseio pela liberdade e compreenderam que a verdadeira vitória pode ser obtida somente quando acompanhada por uma profunda transformação interior”.
Segundo o Papa, esta mudança deve ocorrer dentro de nós mesmos, deixando Deus agir, e só assim, a busca da unidade poderá ser conduzida de modo realista.

“Usando uma expressão que o Beato Papa João Paulo II costumava repetir, ‘todo dom se transforma em compromisso’”.

Concluindo sua reflexão deste domingo, o Papa convidou todos os presentes – cerca de 40 mil – a participarem da solene celebração das Vésperas na Basílica de São Paulo Fora dos Muros, quarta-feira, 25 de janeiro. Muitos representantes de outras Igrejas e comunidades cristãs já deram a sua adesão.

“Aguardo sua presença numerosa neste encontro litúrgico para renovarmos juntos nossa oração ao Senhor, fonte de unidade” – concluiu, concedendo a todos a sua benção apostólica.

A RV transmitirá ao vivo a celebração das Vésperas, com comentários em português, a partir das 14h20, horário de Brasília. (CM)

Rádio Vaticano 

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.