Medalha Milagrosa

Dom Odilo Pedro Scherer visita abrigo para dependentes químicos

Na manhã de amanhã, 21, às 10h, o cardeal arcebispo de São Paulo, dom Odilo Pedro Scherer, acompanhado pelo prefeito da cidade, Gilberto Kassab, e pela vice-prefeita, Alda Marco Antônio, visitará as obras do Complexo Prates. Instalado no bairro do Bom Retiro (SP), o abrigo é destinado a moradores de rua da região da Cracolândia e dependentes de álcool e drogas. A instituição de assistência social é vinculada à Saúde e irá funcionar como porta de entrada dos usuários nos serviços da rede socioassistencial.

Com projeto assinado pela arquiteta Priscila Câmara, o abrigo possui uma área de 11 mil metros quadrados, onde serão instalados um Espaço de Convivência com capacidade para atender até 1.200 pessoas por dia. Também será instalado o Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes com 20 vagas, e um Centro de Acolhida para Homens, com 120 leitos.Todos os serviços possuem entradas independentes.

A Secretaria Municipal de Saúde vai instalar no local uma Assistência Médica Ambulatorial (AMA) e um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), com 850m² de área útil, ambos com funcionamento 24 horas, com mais de 120 profissionais de saúde e 11 leitos para observação e internação emergencial. O Complexo Prates se localiza na Rua Prates, nº 1101, no bairro do Bom Retiro (SP).

Segundo dom Odilo, é importante combater o uso ilegal das drogas e a ação criminosa dos traficantes. No entanto, ressalta o arcebispo, é desfavorável os métodos violentos e desrespeitosos que estão sendo utilizados pela Prefeitura de São Paulo e pelo Governo Estadual na ação de retomada da Cracolândia.

Fonte e foto CNBB

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.