Medalha Milagrosa

Imagem de São Sebastião peregrina no Rio com seu arcebispo

Rio de Janeiro, 17 jan (RV) - Uma acolhida calorosa recepcionou a imagem peregrina de São Sebastião e o arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, na Casa do Padre Cardeal Câmara, no Rio Comprido, Zona Norte do Rio. A visita fez parte do décimo dia da Trezena de São Sebastião, que antecede a data em que é comemorado o dia do santo padroeiro do Rio de Janeiro, sexta-feira, 20 de janeiro.

Dom Orani presidiu uma rápida cerimônia nas dependências da Casa do Padre, lembrando o tema da Trezena deste ano, que exalta a figura de São Sebastião como Jovem Discípulo de Cristo.

“Quem é discípulo vive a fé” - afirmou Dom Orani, recordando que em outubro, conforme orientação do Papa Bento XVI, terá início o Ano da Fé. “Quem vive na fé é um missionário e leva a Palavra de Deus pelo mundo, assim como São Sebastião”.

Dom Orani motivou os fiéis a serem firmes na fé, assim como São Sebastião, e a terem mais esperança em Cristo:

“A perseverança de São Sebastião recorda também a necessidade de fazermos o mesmo. As flechas não foram capazes de derrubá-lo. Jesus Cristo deu a vida por todos nós, morreu por nós. Somos chamados a ter esperança, baseados no Cristo ressuscitado”.

Durante a Trezena, a imagem de São Sebastião percorre diversas regiões da cidade. Dom Orani esteve nas sedes das policias Federal, Militar e Civil, visitou o Morro do Turano, no Rio Comprido (Zona Norte), a Favela da Rocinha, em São Conrado (Zona Sul), e a Cruzada de São Sebastião, no Leblon (Zona Sul), além de ter abençoado cada uma das paróquias de São Sebastião espalhadas pela cidade. A Trezena do Padroeiro também levou ânimo ao Instituto Nacional do Câncer (Inca) e ao Hospital Souza Aguiar.

Após peregrinar pela Vila Mimosa, a imagem missionária de São Sebastião visitou a Casa do Padre Cardeal Câmara, no Rio Comprido. A Instituição, que acolhe padres já aposentados ou que se recuperam de alguma doença, recebeu o Padroeiro pela primeira vez.

Por sua vez, o bispo auxiliar do Rio de Janeiro e responsável pela Casa do Padre, Dom Assis Lopes, agradeceu pela presença da Imagem Peregrina na Casa do Padre e lembrou a dedicação de todos aqueles que de alguma maneira contribuíram para o crescimento e afirmação da Casa do Padre.

“Quero agradecer a presença de Dom Orani junto à imagem do nosso Padroeiro e também a todas as irmãs e funcionários que dedicaram suas vidas aos padres. Agradecemos em nome dos padres que residem aqui e que essa presença de São Sebastião seja singular na vida de cada um” - desejou.

Nesta segunda, a Imagem do Jovem Discípulo de Jesus Cristo seguiu até o Mosteiro de São Bento, fundado em 1590 por Monges vindos da Bahia. Neste pólo cultural e educacional do Rio de Janeiro, foi celebrada a oração de vésperas, em latim. Na terça, 17 de janeiro, a imagem peregrinará pela Ilha do Governador. (CM)

Rádio Vaticano

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.