Medalha Milagrosa

Bom Jesus do Bonfim reúne fiéis na Colina Sagrada

Salvador, 16 jan (RV) - O terceiro domingo do ano foi marcado por fé e devoção dos fiéis que subiram a Colina Sagrada para celebrar o dia de festas em homenagem ao Senhor Bom Jesus do Bonfim.
Com a alvorada e repique de sinos às 5h da manhã, o dia teve três missas: às 10h30, foi presidida pelo Arcebispo da Bahia e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, que passou mensagens de paz aos fiéis.

“Devemos aprender com os dias de hoje e levar otimismo e alegria ao próximo, por que o mundo precisa disso”, disse.

À tarde, às 16h, houve a procissão dos três pedidos. O cortejo, que vai do Largo de Roma até a Colina Sagrada, foi acompanhado de perto pelos fieis. Na chegada, assim como todos os anos, os fiéis deram três voltas em torno da igreja, fazendo três pedidos. Uma pregação e a benção do Santíssimo Sacramento encerraram os festejos.

Na manhã da segunda quinta-feira do ano, um milhão de baianos e turistas cumpriram um ritual de 258 anos, a Lavagem do Bonfim, para agradecer e fazer pedidos ao Senhor do Bonfim. A celebração começou na frente da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio, com uma cerimônia inter-religiosa e ecumênica, na qual representantes de várias religiões se reuniram para pedir paz.

O cortejo até a Basílica de Senhor do Bonfim teve início em seguida, por volta das 9 horas. Liderados por um grupo de cerca de 300 baianas tipicamente trajadas e portando potes de água de cheiro para a lavagem das escadarias da igreja, autoridades políticas, grupos artísticos, afoxés, blocos afro, representantes sindicais e indígenas e muitas famílias percorreram, sob sol forte, os oito quilômetros que separam as duas igrejas.

Por volta das 11h30, as baianas chegaram ao topo da Colina Sagrada e deram início à lavagem das escadarias. À tarde houve a procissão dos três pedidos. O cortejo, que vai do Largo de Roma até a Colina Sagrada, foi acompanhado de perto pelos fiéis. (CM)

Rádio Vaticano

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.