Medalha Milagrosa

Arquidiocese de Salvador receberá símbolos da Jornada Mundial da Juventude

No dia 17 de dezembro, chegarão a Arquidiocese de Salvador os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). A cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora ficarão no território da Arquidiocese até 19 de dezembro e uma extensa programação envolverá jovens, pastorais e movimentos leigos. Os símbolos estão percorrendo todas as diocese e arquidioceses do país, para animar a participação da juventude na JMJ que acontecerá no Brasil, em 2013, na cidade do Rio de Janeiro.

“Diversas atividades serão realizadas como instrumento de mobilização das pessoas em todo o mundo e de modo especial, no país que sede. Um dos importantes eventos preparatórios será a acolhida e veneração da Cruz Peregrina e do Ícone de Nossa Senhora, enviados pelo papa João Paulo II, idealizador da Jornada”, explica Pe. Lázaro Muniz, coordenador da visita dos símbolos na Arquidiocese de Salvador.

A programação da visita na Arquidiocese começará em Salinas, às 11h, com uma carreata. De lá os símbolos seguirão para Itaparica, onde o bispo auxiliar Dom Gilson Andrade da Silva presidirá uma Celebração Eucarística. No mesmo dia, às 20h, a cruz e o ícone de Maria serão acolhidos em Cruz das Almas e uma missa, também presidida por Dom Gilson, marcará a passagem pelo recôncavo baiano.

No dia 18 de dezembro, às 5h30 os símbolos chegarão em Salvador. A recepção será na entrada da cidade, na BR 324, na altura do bairro de Valéria, com uma alvorada. De lá sairá uma carreata até o Santuário de Irmã Dulce. Às 7h30, uma caminhada tomará as ruas da cidade baixa e os fiéis sairão do Santuário de Irmã Dulce em direção a Igreja do Senhor do Bonfim, para uma celebração, às 9h, presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger,scj. Após a missa, a cruz e o ícone ficarão no Bonfim para visitação até às 13h.

À tarde, às 15h, a música católica tomará as ruas do Centro de Salvador. Uma caminhada animada pela Banda Dominus, Ministério Alto Louvor e Fei Mário Sérgio sairá da Praça do Campo Grande em direção a Praça Municipal. Na Municipal acontecerá, às 17h, o show Bote Fé, evento musical que acompanha os ícones nas principais cidades do Brasil e que na capital baiana terá a apresentação da cantora católica Eliana Ribeiro.

No último dia em Salvador, 19 de dezembro, os símbolos serão acolhidos na FUNDAC – Fundação da Criança e do Adolescente e na Penitenciária Lemos Brito, em Mata Escura. Ao deixar a capital baiana a cruz e o ícone de Nossa Senhora tomarão a direção da Diocese de Camaçari.

Sobre a JMJ – A Jornada é um encontro do papa com a juventude de todo o mundo, realizado a cada 3 anos, em uma cidade diferente. Em 2013 o evento acontecerá no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro.

Fernanda Santana - Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Salvador

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.