Medalha Milagrosa

Cuba: Bispos confirmam visita do Papa como «peregrino da caridade»

Lisboa, 09 dez - A Conferência Episcopal de Cuba enviou esta quinta-feira uma mensagem aos católicos do país, confirmando a visita de Bento XVI à ilha, em 2012, tendo como lema ‘Peregrino da Caridade'.

Os bispos assinalaram o final da peregrinação nacional de Nossa Senhora da Caridade do Cobre, venerada em Cuba há 400 anos, altura em que uma imagem da Virgem Maria foi encontrada na costa oriental do país, em 1612.

"O povo cubano tem grande necessidade desta alegria da fé, a fim de que quantos permaneceram firmes possam crescer na fé e quantos se distanciaram possam voltar para Deus, superando e integrando as diferenças e distâncias", pode ler-se.

O porta-voz da Conferência Episcopal, José Félix Pérez adiantou que a data exata da viagem será anunciada segunda-feira, durante a missa a que Bento XVI vai presidir na basílica de São Pedro, Vaticano, por ocasião do bicentenário da independência de vários países latino-americanos.

A visita é a segunda de um Papa a Cuba, que em 1998 recebeu João Paulo II.

O diretor da sala de imprensa da Santa Sé tinha anunciado em novembro que Bento XVI pretendia visitar Cuba e México na "primavera" de 2012, intenção comunicada às "autoridades religiosas e civis" dos dois países.

Esta será a primeira viagem do atual Papa aos dois países e a terceira ao continente, após a visita ao Brasil (2007) e aos Estados Unidos da América (2008).

OC - Agência Ecclesia

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.