Medalha Milagrosa

Audiência Geral: Cristo é o verdadeiro Rei

Cidade do Vaticano, 16 nov – O Papa Bento XVI recebeu esta quarta-feira, na Praça S. Pedro, fiéis e peregrinos para a Audiência Geral.

A catequese foi dedicada ao Salmo 110 (109), um dos mais famosos sobre a realeza. Com este Salmo, se encerra o ciclo sobre a oração do Saltério.

A tradição da Igreja considera este Salmo como um dos textos messiânicos mais significativos. O rei cantado pelo Salmista é Cristo, o Messias que instaura o Reino de Deus e vence as potências do mundo. Ele é o verdadeiro rei que, com sua ressurreição, entrou na glória e está sentado à direita do Pai.

Este salmo nos convida a olhar para Cristo, para seu mistério pascal, para compreender o sentido da verdadeira realeza, vivida no serviço e no dom de si.

Eis o resumo da catequese feito por Bento XVI para os fiéis de língua portuguesa, seguida de sua saudação: RealAudioMP3 "Queridos irmãos e irmãs, hoje concluímos as nossas catequeses sobre a oração do Saltério, meditando o Salmo 110. Trata-se de uma oração, inicialmente relacionada com a entronização de um rei da linhagem de Davi, que foi assumindo uma dimensão cada vez mais ampla, até se tornar numa celebração do Messias vitorioso, glorificado à direita de Deus. Por isso mesmo, este salmo está entre os mais citados no Novo Testamento: Jesus mesmo menciona este texto, ao referir-se à identidade do Messias. E a tradição da Igreja interpretou o nosso salmo em chave cristológica: Cristo é o rei celebrado pelo Salmista, o Messias que instaura o Reino de Deus e vence as potências do mundo; Ele é o Verbo gerado pelo Pai, antes da aurora; Com a sua ressurreição, triunfa sobre a morte e torna-se o sacerdote eterno que, no mistério do pão e do vinho, nos alcança a remissão dos pecados e a reconciliação com Deus. Rezando com este Salmo, pedimos ao Senhor que nos conceda continuar no seguimento de Cristo, o Rei Messias, dispostos a subir com Ele até ao monte da Cruz para chegar à glória da Ressurreição. Queridos peregrinos de língua portuguesa, sede bem-vindos! Saúdo todos os fiéis brasileiros, particularmente, os grupos de São Paulo e Brasília. Ao concluir este ciclo de catequeses sobre a oração no Saltério, convido-vos a rezar sempre mais com os salmos, para assim enriquecerdes a vossa relação diária com Deus. E que as suas bênçãos desçam sobre vós e vossas famílias!".

Na Audiência Geral desta quarta-feira, estava presente um grupo de empresários brasileiros que vieram à Itália para inaugurar, na cidade de Assis, o "Marco da Paz" – iniciativa do italiano radicado no Brasil Gaetano Brancati Luigi.

Também estava presente o Ministro para a Harmonia do Paquistão, Akram Gill. Católico, Gill está na Itália para alguns seminários e congressos, em que falará sobretudo sobre a problemática da perseguição das minorias religiosas no Paquistão, que passa por um momento delicado. (BF)

Rádio Vaticano

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.