Medalha Milagrosa

Dom Dimas: Aparecida se tornou sinônimo de nova evangelização

Roma, 13 out – Devota: assim se pode definir a celebração ocorrida na quarta-feira, Dia de Nossa Senhora Aparecida, no Colégio Pio Brasileiro.

A missa foi presidida pelo Secretário da Congregação para os Bispos, Dom Manuel Monteiro de Castro, que falou de Maria como aquela, cheia do Espírito Santo, que nos conduz a Jesus. A missa foi concelebrada por Dom Dimas Lara Barbosa e por cerca de uma centena de padres.

Como acontece todos os anos, a comunidade brasileira em Roma compareceu numerosa, entre bispos, diplomatas e leigos. Patrocinada pela Embaixada do Brasil junto à Santa Sé, a festa contou também o show da cantora ítalo-brasileira Sandy Muller.

Representando a Rádio Vaticano, esteve presente o responsável pelo Programa Brasileiro, Pe. Cesar Augusto dos Santos, que entrevistou Dom Dimas sobre a devoção a Nossa Senhora: RealAudioMP3

"Sempre achei muito bonito o fato de o Pontifício Colégio Pio Brasileiro ser a referência dos brasileiros aqui em Roma. A começar pelos próprios religiosos, que até têm uma associação chamada RBR - Religiosos Brasileiros em Roma –, e que se encontram regularmente aqui para beber um pouco mais uns dos outros da sua própria brasilianidade, digamos assim. Além disso, o fato de estarmos celebrando a cada ano a Missa de Nossa Senhora Aparecida com a presença de tantas pessoas é um sinal a mais da unidade que o povo brasileiro cria em torno da figura de Nossa Senhora. E hoje, o nome Aparecida se tornou sinônimo de nova evangelização para toda a Igreja na América Latina e Caribe. Além disso, inclusive aqui em Roma, todos na Cúria Romana sabiam e conheciam o documento de Aparecida, que traz as conclusões da quinta Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e Caribenho, que se reuniu em Aparecida em 2007 na presença do Papa Bento XVI, e que hoje é referência para todos os trabalhos de evangelização nesse processo marcado pela Missão Continental." (BF)

Rádio Vaticano

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.