Medalha Milagrosa

Papa aos bispos: Encontrar novos caminhos de evangelização

Tirana, 30 set – Os bispos devem "identificar com audácia missionária novos caminhos de evangelização, especialmente a serviço das novas gerações". Esta é a exortação de Bento XVI contida na mensagem assinada pelo Secretário de Estado, Card. Tarcisio Bertone, enviada ao presidente do Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE), Cardeal Péter Erd?.

A mensagem foi lida pelo Núncio Apostólico na Albânia, Dom Ramiro Moliner, na abertura da Assembleia Plenária do Conselho, em andamento em Tirana de ontem até domingo. O tema deste encontro é a nova evangelização, na perspectiva do Sínodo convocado por Bento XVI em outubro de 2012 sobre este argumento.

O Papa também encoraja os bispos a prosseguirem a obra desta estrutura que une os episcopados europeus, e que há 40 anos promove uma profícua colaboração em atividades pastorais e ecumênicas.

Entrevistado pela Rádio Vaticano, o Cardeal Erdo falou do significado da nova evangelização na Europa: "A nova evangelização significa a difusão e o redescobrimento da Boa Nova de Jesus Cristo em sociedades que têm, em sua raiz cultural, o Cristianismo, mas que se afastaram da fé cristã".

O Cardeal constata que na Europa um grande número de pessoas nunca teve um contato concreto com a fé cristã. E não só, segundo ele, o europeu mudou muito, está muito aberto à comunicação através de imagens, de impressões e sensações momentâneas. "A palavra pronunciada e escrita, o raciocínio lógico muitas vezes cria dificuldade nas pessoas. Se de um lado devemos aprender essas novas linguagens de comunicação, de outro devemos manter as antigas. Não podemos renunciar à Bíblia nem podemos renunciar a um raciocínio lógico e a uma argumentação."

Nesta Assembleia, o Conselho renovará sua presidência para o quinquênio 2011-2016. A eleição está prevista para hoje. (BF)

Rádio Vaticano

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.