Medalha Milagrosa

Espanha - Crise de vocações esvazia seminários e conventos, mas a Igreja no país promove a ''Feira Vocacional''

Madri - Em toda a Espanha, em 2010, apenas 162 sacerdotes foram ordenados, e a idade média dos religiosos no país é de 70 anos. A crise de vocações esta esvaziando os seminários e conventos, e causa muita preocupação no seio da Igreja Católica que fez vários apelos públicos ao Papa Bento XVI para reverter uma tendência irrefreável que vê o declínio substancialmente do número de membros de muitas congregações, especialmente na Europa. No ano passado, na Espanha, em 40% das dioceses não houve novas vocações.

Não é melhor a situação nas congregações religiosas nos últimos 15 anos viu diminuir as vocações em 30%. Para tentar lidar com esta emergência, a Confederação dos Religiosos da Espanha está planejando possíveis fusões para garantir a sobrevivência de algumas comunidades além de recorrer à ajuda da "Ley de Dependencia" que trata de auxiliar aquelas principais que não são capazes de fazê-lo em alguns conventos por causa da idade avançada e do delicado estado de saúde do resto dos religiosos. Consciente desta situação e para atrair novas possíveis vocações, a Igreja aproveitou a visita do Papa na Jornada Mundial da Juventude recentemente concluída, para organizar a "Feira Vocacional", uma vitrine completa de oferta espiritual de congregações e ordens religiosas que a Igreja Católica possui nos cinco continentes. (AP)

Agência Fides

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.