Medalha Milagrosa

Faleceu Dom Clemente Isnard

Nova Friburgo, 25 ago - Faleceu no início da noite desta quarta-feira o primeiro Bispo da diocese de Nova Friburgo, D. Clemente José Carlos Isnard, um bispo querido e amado em Nova Friburgo.

Ele nasceu no Rio de Janeiro em 1917. Foi ordenado sacerdote em 19 de dezembro de 1942, nomeado bispo em 23 de abril de 1960, ordenado em 25 de julho de 1960.

Em 26 de março de 1960 o Papa João XXIII criou a Diocese de Nova Friburgo, através da bula Quandoquidem Verbis, desmembrada das dioceses de Campos e Valença, sendo núncio apostólico da época Dom Armando Lombardi. Um mês depois, Dom Clemente foi nomeado primeiro bispo da Diocese e tomou posse em 25 de agosto de 1960, adotando como lema: Te Pastorem Sequens, que traduzido para o português quer dizer “Seguindo-te como Pastor”.

Ele organizou as pastorais, criou dezenas de paróquias, constituiu milhares de amigos em todos os 19 municípios e transformou a diocese em exemplo para todo Estado do Rio de Janeiro. Escreveu vários livros e foi empossado membro da Academia Friburguense de Letras e fundador da Associação Friburguense de Imprensa. Um dos principais escritos de sua autoria foi Magistério Episcopal (edição da diocese) com artigos da REB em Grande Sinal.

Viajou quase o mundo inteiro pregando o Evangelho de Cristo e se notabilizando por suas opiniões sobre política, cultura, religião e outros assuntos. Exerceu o cargo de vice-presidente da CNBB por vários mandatos; foi Coordenador Nacional de Liturgia; Vice-presidente do CELAM (Conselho Episcopal Latino Americano); conviveu com quatro diferentes Papas: Paulo VI, João XXIII, João Paulo I e João Paulo II.

Nos últimos anos estava vivendo em Olinda (PE), ao lado do amigo Padre Romero de Freitas e do Arcebispo de Olinda e Recife Dom Fernando Favorito (OSB). Seu corpo está sendo velado no Mosteiro de São Bento de Olinda (PE), onde ás 17h desta quinta-feira será celebrada missa de corpo presente e o sepultamento no próprio Mosteiro de São Bento de Olinda. (ED)

Rádio Vaticano

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.