Medalha Milagrosa

Simpósio de Mariologia reúne 250 participantes em São Paulo

No ano dedicado a Maria, o Brasil Marista comemora o resultado do Simpósio de Mariologia, realizado de 17 a 21 de julho, no Colégio Marista Arquidiocesano, em São Paulo (SP). O evento, organizado pela União Marista do Brasil (UMBRASIL), responde ao apelo do 21º Capítulo Geral “Com Maria, ide depressa para uma nova terra”, que impulsiona o aprofundamento e a reflexão sobre a presença de Maria na vida da Igreja do Brasil e nos carismas congregacionais.

O encontro reuniu 250 participantes para o estudo de temas relacionados à pesquisa e às produções acadêmicas sobre a mãe de Jesus. A programação trouxe conferências e mesas temáticas com assuntos e olhares ecumênicos sobre a Maria na Bíblia e na Igreja, bem como os dogmas marianos, maternidade divina, virgindade, imaculada conceição e assunção. “Pude fazer uma releitura da importância de Maria para São Marcelino e o Instituto Marista”, destacou o analista de pastoral, Álvaro Loureiro, participante do Simpósio.

Fizeram parte das atividades, ainda, momentos de celebração eucarística e apresentações artísticas. Nas oficinas, o público pode trabalhar as virtudes da Boa Mãe por meio das artes plásticas, da música, do teatro e literatura.  Para o irmão José de Assis Elias de Brito, coordenador da área de Vida Consagrada e Laicato da UMBRASIL, o clima de espiritualidade permeou os trabalhos e a metodologia favoreceu o diálogo. “Foi a oportunidade de celebrarmos juntos, como Igreja”, lembrou.

Para fortalecer a integração do Brasil Marista e celebrar o Ano Mariano, foi lançado, no Simpósio, o CD “Com Maria para uma nova terra”, com 13 composições que inspiram e encorajam a busca para sermos presença significativa na vida de crianças e jovens pobres, tendo Maria à frente desse ideal. A UMBRASIL disponibilizou também o livro “Maria no coração da Igreja – múltiplos olhares sobre a Mariologia”, com o registro das conferências do evento.

Uma peregrinação ao Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida marcou o encerramento do evento, que foi promovido pelos padres, irmãos e irmãs Maristas do Brasil, ao lado da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), com o apoio da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

CNBB

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.