Medalha Milagrosa

Santuários: espaços para a nova evangelização

Cidade do Vaticano, 13 ago - “Mesmo na sociedade secularizada de nossos dias, os santuários continuam sendo um lugar privilegiado em que o homem, peregrino na terra, experimenta a presença amorosa e salvífica de Deus”. É o que afirma a Carta da Congregação para o Clero enviada a todos os reitores de santuários do mundo. O Prefeito da Congregação, Dom Mauro Piacenza, explica à RV:

“O principal objetivo desta carta aos santuários é inserir-se no grande movimento de nova evangelização ao redor do qual a Igreja está se unindo. Queremos concentrar a atenção nestes lugares que Paulo VI chamava ‘clínicas do espírito’, propiciar o encontro com o Senhor, a revisão de nossas vidas. Por isso, pedimos aos reitores dos santuários e a seus agentes de pastoral que valorizem os elementos de catequese e tudo o que possa facilitar a sua aproximação. Como exemplos, cito: uma missa bem feita, na qual se veja realmente a fé; os detalhes que favoreçam o recolhimento: cantos, silêncio, pregação atenta. Outro fator é o zelo com o local onde se encontra o Santíssimo Sacramento. O Tabernáculo deve estar numa posição confortável para o fiel que se aproxima. Ele deve se sentir bem para instaurar um diálogo fecundo, que pode oferecer conforto se está sofrendo ou até mesmo transformar sua vida”.

O Cardeal Piacenza recorda também o papel do confessionário, onde o fiel deve sentir o desejo de se abrir com Deus e receber sua misericórdia.

A carta prossegue dissertando sobre o ato da benção, o contato com os fiéis e suas famílias, o encontro... e a piedade popular, que há alguns anos, tem sido ‘estudada’ com respeito. Para o prefeito, seria um erro pastoral imenso subestimá-la ou ‘desvalorizá-la’.

Publicamos abaixo a íntegra da Carta da Congregação para o Clero, publicada em várias línguas, inclusive português e enviada aos ordinários das dioceses onde existem santuários. (CM)

Rádio Vaticano

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.