Medalha Milagrosa

Carta do Papa pelos 375 anos da descoberta, na Costa Rica, da imagem de Nossa Senhora dos Anjos

Cidade do Vaticano, 24 jul - Vai se concluir em Cartago, na Costa Rica, com a solene celebração de 2 de agosto, o Ano Jubilar convocado por ocasião dos 375 anos do descobrimento da imagem de Nossa Senhora de los Ángeles, padroeira do país.

Para esta ocasião, o Papa nomeou o Arcebispo de Monterrey, no México, Cardeal Francisco Robles Ortega, seu enviado especial. Numa carta enviada ao purpurado, o Pontífice faz votos de que "as almas de todos os fiéis sejam revigoradas pela veneração dessa sagrada imagem".

"Todos sabem que existem inúmeros sinais sagrados capazes de difundir a religião cristã em toda a terra, de fazer crescer a devoção dos fiéis, e dentre os testemunhos extraordinários encontra-se também a imagem de Nossa Senhora dos Anjos, conservada na Basílica de Cartago", afirma o Papa na referida carta.

Passaram-se 375 anos da descoberta da pequena imagem sinal da presença da Mãe de Deus naquele lugar – explica ainda o Pontífice –, mas ela continua sendo um ponto de referência.

Os votos do Santo Padre são de que os muitos cidadãos que participarão das celebrações desse aniversário possam não somente admirar o prodigioso ícone, mas que compreendam o seu sentido profundo e obtenham um renovado impulso na fé.

Tendo apenas 20 centímetros de altura, traços mestiços, rosto arredondado e o manto com o qual cobre o Menino Jesus, indicando com a mão direita o seu coração imaculado, a efígie è venerada por milhões de peregrinos.

São muitas as tradições e as celebrações com as quais o povo costarriquenho manifesta o seu afeto e a sua devoção pela "Nigrita" – como costuma ser chamada. A maior delas è a cerimônia de Vestição ou a Romaria, a longa peregrinação para pedir graças particulares. No dia 2 de agosto terá lugar a solene Eucaristia, a fim de que a Virgem – segundo as palavras de Bento XVI – reine em todos os corações do mundo. (RL)

Rádio Vaticano

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.